higiene

Secretaria intensifica fiscalização no comércio de peixes

As fiscalizações estão sendo realizadas diariamente no Centro de Abastecimento. Já nas feiras livres, a fiscalização acontece nos finais de semana em parceria com prepostos do Programa Feira Cidadã.

Acorda Cidade

Os consumidores que seguem a tradição de comer peixes no período da Semana Santa podem adquirir o produto com higiene e qualidade no Centro de Abastecimento e feiras livres. Os fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec) estão intensificando as vistorias na comercialização de peixes durante a data comemorativa, que compreende entre os dias 21 e 24 de abril.
 
As fiscalizações estão sendo realizadas diariamente no Centro de Abastecimento. Já nas feiras livres, a fiscalização acontece nos finais de semana em parceria com prepostos do Programa Feira Cidadã.  Segundo o chefe da divisão de mercados e feiras livres, Cristiano dos Santos Gonçalves, as ações estão sendo intensificadas neste período em que a venda de peixes cresce consideravelmente.
 
“Os consumidores vão comprar o produto com a higiene necessária, pois estaremos fiscalizando boxes e feiras livres antes mesmo do período comemorativo. Eles estão cumprindo as normas estabelecidas nas portarias e leis, que visa à qualidade dos produtos e limpeza no local de trabalho”, ressalta. 
 
Ele ainda informa que os vendedores já estão utilizando as lonas para aparar as escamas dos peixes e em seguida depositam em contêineres. “Realizamos também algumas reparações no Centro de Abastecimento como pintura, limpeza dos boxes, e coletores de lixo, para proporcionar mais higiene ao local”, explica. 
 
O Governo Municipal baixou uma portaria no mês de janeiro que proíbe a descamação e desvisceração do peixe em vias públicas. A medida vale para os peixeiros que atuam no Centro de Abastecimento e nas feiras livres da Cidade Nova, Sobradinho, Estação Nova e Tomba. A medida foi determinada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), através da Portaria nº 001/2011. As informações são da Secom