Economia
PIX, do Banco Central, poderá concorrer com cartão de crédito
Meio de pagamento instantâneo tem previsão de vigorar a partir de novembro
06/07/2020 às 08h16, Por Maylla Nunes
Acorda Cidade
O PIX é um meio de pagamento eletrônico oficial do Brasil. Lançado pelo Banco Central (BC), a marca divulgada em 19 de fevereiro de 2020 permitirá transações bancárias, como transferências e pagamentos, incluindo de contas, em até dez segundos. Mas, além de ser rival direto dessas operações, o PIX também promete concorrer com os cartões de crédito.
As modalidades de pagamento a prazo, como o cartão de crédito, podem ter o PIX como concorrente direto porque permitirá que a liquidação de compras seja feita em 30 dias, de forma a possibilitar o pagamentos de compras em parcelas.
Com previsão para entrar em vigor em novembro deste ano, o PIX é uma das principais apostas do BC para incentivar o aumento da competição do sistema financeiro no Brasil, que é amplamente conhecido por praticar tarifas e taxas de juros elevadas. Com a inclusão constante de possibilidades, o PIX pode ser concorrência direta dos meios tradicionais de pagamento.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), somente em 2019, as compras pagas com cartão movimentaram cerca de 1,80 trilhão de reais, representando um crescimento de 18,7% em relação a 2018. Dentro desse total, quase dois terços foram de pagamentos com cartão de crédito.
Quais as vantagens do PIX?
O PIX promete funcionar 24 horas por dia, todos os dias do ano, e o custo por transação será de unidade de centavos de real, levando as instituições financeiras a apoiar o custo no esforço para conquistarem clientes.
O BC ainda não determinou se haverá teto para transações por meio do PIX, mas especialistas avaliam que é muito provável que seja imposto limites de valores no início do sistema até que o mercado se sinta totalmente confiante com o uso da plataforma.
O grande objetivo do PIX é conceder ao BC um maior controle sobre a movimentação monetária dos brasileiros do que nos meios tradicionais, pois oferecerá maior visibilidade, inclusive sobre cashback e programas de fidelidade.
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