Feira de Santana

Chefs de cozinha incentivam pessoas a desenvolverem dotes culinários durante a pandemia

Eles criaram o projeto 'No combate com os chefs', que apresentam receitas simples e com ingredientes fáceis que tem sido um grande sucesso nas redes sociais.

21/05/2020 às 08h45, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

A pandemia do coronavírus (Covid-19) e o fato do distanciamento social que fez com que muitas pessoas ficassem em casa para evitar a contaminação pelo vírus, trouxe também uma nova realidade de trabalho, lazer e relacionamentos no ambiente domiciliar.

O trabalho em muitos casos passou a ser remoto, o chamado home office, o estudo incorporou as regras do ensino à distância e as relações familiares estão reconfiguradas a manter à distância e evitar o contato físico. O lazer, que ajudava a extravasar a rotina, também precisou ser modificado e passou a ser associado a descoberta de hobbies e talentos.

A culinária tem sido uma atividade que está aparecendo forte neste cenário de pandemia, tanto como forma das pessoas cozinharem seu próprio alimento, economizarem e evitarem sair de casa para comprar alimento na rua, como também, como forma de distração, descoberta e conexão com experiências de vida.

Dois conhecidos chefs de cozinha que atuam em Feira de Santana, chef Iran Vivas e chef Luciana Soares, encontraram uma forma diferente se conectarem com as pessoas e com a cozinha neste período e contaram à reportagem do Acorda Cidade como tem sido esta atividade.

Eles criaram o projeto “No combate com os chefs’’, onde cada um faz uma receita com a mesma base de ingredientes e divulgam nas redes sociais o passo a passo de cada etapa. A iniciativa tem somado muitos simpatizantes, pessoas que se identificam com a culinária e outras que a partir deste momento resolveram se aventurar pela cozinha.

O chef Iran Vivas, que começou a sua história como chef de cozinha há 12 anos, disse que sua relação com a cozinha vem desde muito cedo, quando ainda era criança e em uma família cheia de irmãos, ele gostava de ajudar a mãe nas receitas familiares. Com a matriarca ele aprendeu a cozinhar e desenvolveu o amor por este universo. Na opinião dele, a afetividade é um dos principais ingredientes que não pode faltar em uma cozinha e no cenário atual de distanciamento social, esta mesma afetividade, tem confortado muitos corações.

Iran Vivas afirmou que sempre gostou de divulgar sobre o seu trabalho, as receitas nas redes sociais e a ideia da "No combate com os chefs", veio como uma forma de ajudar as pessoas a superarem esse período se aproximando mais da cozinha, dos sabores e inclusive de memórias vividas que tem relação com a culinária.

Foto: Arquivo Pessoal

“Sempre tive o hábito de registrar e divulgar o meu trabalho nas redes sociais e tenho muitos seguidores. Neste momento de pandemia, muitos deles contam que cozinhar tem ajudado muito a superar o distanciamento. Eles reaplicam as receitas e vão lembrando de histórias e de pessoas. Marcam outros amigos e assim, isso cria um movimento muito bacana”, disse.

O chef tem tido grande retorno dos seguidores nas redes sociais, principalmente quando apresenta receitas simples e que fizeram parte da infância das pessoas. Ele divulgou recentemente uma receita de um ovo de codorna coberto e foi sucesso absoluto entre os seguidores. Vários deles fizeram a receita, se lembraram de momentos vividos e se sentiram alegres ao reviverem momentos felizes através da comida.

Foto: Arquivo Pessoal

“As pessoas interagem bastante. Dão sugestões e eu acho isso extremamente interessante. São pessoas que sempre estão comentando e relatam o quanto tem sido bom esse contato. Sempre tenho o cuidado de adaptar, o cuidado do reaproveitamento do alimento no sentido de que o frango de meio dia, pode virar a torta salgada da noite, pode virar uma massa ao molho de frango, o lombo que usou meio dia, pode se transformar em uma esfirra. Temos que ter muito esse jogo de cintura nesse momento que é um momento crítico. Um momento que não podemos estar nos expondo e a gente pode sim, abrir a geladeira, olhar com criatividade e fazer muita coisa. Fico muito feliz quando as pessoas entram em contato”, comentou.

O chef, que também é professor de gastronomia, teve como aluna Luciana Soares, que é farmacêutica por formação, mas tornou-se chef de cozinha há seis anos. Ela já foi estagiária dele e ambos desenvolveram além de uma relação profissional, uma relação de amizade, carinho e muito afeto.

Luciana que já desenvolvia o projeto “Cozinhaterapia”, que compartilha momentos da cozinha com o seu filho Luizinho, com receitas fáceis para que as mamães possam fazer com os seus filhos, o convidou para juntos protagonizarem o projeto “No combate com os chefs”.

A iniciativa que não tem nenhum perfil de disputa é uma forma de mostrar as inúmeras possibilidades com os ingredientes e como é fundamental a criatividade na cozinha.

Iran afirma que tanto ele como Luciana buscam trazer ingredientes simples e fazer com que as pessoas usem produtos que têm em casa.

Foto: Arquivo Pessoal

“Ela me convidou para fazer parte junto com ela desse projeto. Com isso, chegou março, o período do distanciamento e nós não queríamos perder essa interação, com os nossos alunos, com os nossos clientes dos cursos e os nossos seguidores. Ela teve essa ideia do “No combate com os chefs", em que ela faz um prato e eu faço o mesmo prato, sempre usando a criatividade e a mesma base. Usamos os produtos que temos em casa para evitar a saída e a exposição. Fazemos coisas retrôs e tivemos também a participação do produtor de eventos Will Bitencourt, com receitas que nos remetem às coisas da infância. Outro dia fiz um sanduíche americano de quitute, um alimento que marcou muito a minha infância”, relatou.

Iran ressaltou que assim como o amor, o afeto manifestado através da cozinha, as receitas que ele tem feito durante o distanciamento social tem lhe levado para as lembranças do colo de sua mãe, principalmente e lhe trazem muita esperança.

“Eu acho que toda essa história da cozinha traz amor e no distanciamento tem me levado para o colo de minha mãe que está em Salvador. Cozinhar, lembrar de determinados pratos que eram feitos em casa. Isso traz muita esperança de que logo isso vai passar e será uma fase. Um grande aprendizado e nesse momento, nós estamos também aprendendo a interagir através da gastronomia”, frisou.

A chef Luciana Soares relatou que cozinhar sempre foi um refúgio e uma atividade muito prazerosa em sua vida. Hoje essa atividade é também uma profissão e ela ministra vários cursos de culinária na cidade. Tem um perfil na rede social Instagram, onde divulga um pouco do seu dia a dia e os pratos que faz, assim como várias dicas que atraem muitos seguidores.

Foto: Arquivo Pessoal

“Sou movida pelo amor que tenho pela gastronomia, e o quanto posso ajudar outras pessoas a descobrirem o quanto cozinhar faz bem. As redes sociais são a forma mais fácil e rápida de interagir com as pessoas e tenho focado nisso nos últimos anos. Com a pandemia esse foco em rede social acabou aumentando por que tive que interromper a programação de cursos presenciais. Aí foram surgindo várias ideias para estar mais perto dos meus alunos e seguidores e incentivar outras pessoas a aproveitarem esse momento de isolamento para praticar a cozinhaterapia. O número de seguidores tem aumentado, tudo isso me fez refletir e foram surgindo ideias para engajar as pessoas. O resultado superou todas as minhas expectativas”, contou.

Foto: Arquivo Pessoal

A chef observa que também está muito feliz com o retorno das pessoas. Recebe muitas mensagens e fotos dos pratos. As pessoas tiram dúvidas e apesar do distanciamento social, há uma interação muito grande. Segundo ela, quando mais simples as receitas, mais os seguidores se identificam e as preferidas são as receitas de pães e bolos.

Ela fez uma receita de um sequilho junto com o filho Luizinho e várias pessoas reaplicaram a receita em família, lembrando das reuniões entre parentes e festas da infância.

Foto: Arquivo Pessoal

Ela disse que o “No combate com os chefs”, que realiza junto com o amigo, o chef Iran Vivas, é uma forma divertida e simples de ambos compartilharem o conhecimento que têm da gastronomia.

“Trazemos um pouco do nosso dia a dia durante o isolamento. Focando em ingredientes de fácil acesso para que todos possam reproduzir as receitas em casa. Acredito que cozinhar é uma forma de resgatar o afeto e a esperança. Muitas pessoas estão sendo obrigadas a cozinhar por conta do isolamento, fechamento de restaurantes e contenção de despesas. Mas, já tenho ouvido muitos relatos do quanto isso tem feito bem nesse período. Cozinhar nos ajuda a controlar o estresse e ansiedade, desperta a criatividade e nos une, seja no fogão ou à mesa. Convido a todos para praticarem essa terapia”, pontuou.

Conheça mais sobre o trabalho dos chefs Iran Vivas e Luciana Soares através dos perfis o Instagram: @ iran_vivas e @omundodelu

Foto: Arquivo Pessoal

Leia também:
Feirenses se dedicam a atividades de jardinagem e cultivo de plantas para enfrentar o distanciamento social

Para sobreviver à crise, palhaço se reinventa e cria kit de pipocas pré-pago

Igreja católica cria alternativas para manter atividades religiosas em tempos de pandemia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

dia das mães

Centro comercial

Presidente do Sindicato do Comércio diz que horário especial para o Dia das Mães ainda não está definido

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio, o Feiraguay já confirmou o horário especial. Restam as lojas do centro comercial....

29/04/2024 às 22h53

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Feira de Santana

Católicos iniciam festividades do Dia de Nossa Senhora de Fátima

Nesta terça-feira, dia 30, iniciam as missas e durante esse período festivo estão programadas diversas atividades religiosas.

29/04/2024 às 22h03

Amfa - Associação de Mães e Filhos Autistas

Abril Azul

Associação presta serviço com multiprofissionais para crianças autistas em Feira de Santana

No mês da Campanha Abril Azul, o Acorda Cidade conversou com os especialistas, mães e pessoas que fazem a organização. ...

29/04/2024 às 20h39

menino vende sequilhos para comprar bicicleta

Feira de Santana

Garotinho de 9 anos, do distrito da Matinha, vende sequilhos para comprar bicicleta

Atualmente, Hebert vende sequilhos a pronta entrega e também recebe encomendas, com o objetivo de realizar os sonhos.

29/04/2024 às 20h26

Velório

Luto

Sob forte comoção, vítimas de trágico acidente em Ribeira do Pombal são veladas em Feira de Santana

As vítimas retornavam de um evento de motocicletas que aconteceu neste final de semana na cidade de Paulo Afonso.

29/04/2024 às 18h00

O livro dos espíritos

Feira de Santana

Câmara promove solenidade em homenagem ao Dia Municipal do Livro dos Espíritos, nesta terça (30)

O evento contará com palestras de representantes que farão exposição sobre os aspectos que formam o Espiritismo.

29/04/2024 às 15h59

image

Rádio acorda cidade