Feira de Santana

Passageiros fazem manifestação em frente à prefeitura contra a precariedade do transporte público na zona rural

Eles alegam que várias localidades estão sem ônibus rodando, apenas com o serviço de duas vans e contrariando a recomendação das autoridades de evitar a aglomeração.

06/05/2020 às 11h25, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Moradores de vários distritos da zona rural de Feira de Santana realizaram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (6), em frente a prefeitura contra precariedade do transporte público e a retirada de circulação dos ônibus.

Eles alegam que várias localidades estão sem ônibus que foram substituídos por vans, contrariando a recomendação das autoridades de evitar aglomerações, principalmente em ambientes fechados. Levam passageiros em excesso e segundo eles, ainda não cumprem os horários. Os moradores relataram que estão com dificuldades de locomoção e de chegarem ao trabalho. Na noite de ontem também houve protesto (confira aqui).

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A passageira Janice Vitória Alves do distrito de Alecrim Miúdo disse que os moradores estão enfrentando dificuldades com o transporte desde ontem e a prefeitura não deu nenhuma satisfação.

“É como se a gente não tivesse direitos. São apenas duas vans que não suportam a quantidade de passageiros. A gente precisa trabalhar, senão vamos morrer de fome. Queremos o retorno dos ônibus”, afirmou.

Jamile de Jesus Gonçalves, que é moradora da localidade de Jenipapo 2 , informou que toda a comunidade está sem conseguir trabalhar devido a falta de transporte. Segundo ela, os moradores querem que o prefeito apresente uma solução para o problema.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Já perdemos a paciência. Hoje eu vim de carona para essa manifestação porque não teve transporte. As vans estão superlotadas e isso é uma falta de respeito com o ser humano em um momento desse”, lamentou.

Ivone Fonseca que é moradora do distrito de Candeal 2, contou que está preocupada com o contágio pelo coronavírus, (Covid-19), em meio a superlotação das vans.

“Estamos sofrendo e tiraram o nosso direito de ir e vir que está garantido na constituição brasileira. As vans não comportam a quantidade de passageiros e isso é grave diante do cenário de pandemia. O secretário fez uma reunião e garantiu uma coisa que não cumpriu. Eram seis vans e agora só temos duas. Queremos o retorno dos ônibus, até porque todo mundo fez o cartão Via Feira”, afirmou.

Fotos: Paulo José/Acorda Cidade

Confira a seguir as notas de esclarecimento da SMTT e da Empresa Rosa

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT), esclarece que as 10 linhas distritais que deixaram de ser atendidas pelas concessionárias de transporte público urbano serão operadas, temporariamente, por vans e micro-ônibus do Sistema de Transporte Público Alternativo e Complementar (STPAC) a partir de hoje, 5.

A SMTT informa, também, que em nenhum momento o Poder Público Municipal autorizou a retirada de veículos do Sistema Integrado de Transporte que atendem a zona rural.

As concessionárias já foram notificadas administrativamente para que restabeleçam o serviço de transporte público nos distritos e localidades de São José, Carro Quebrado, Candeal I e Candeal II, Candeia Grossa, KM 13 e Mantiba.

Ainda, todas as medidas jurídicas estão sendo tomadas por parte da Procuradoria Geral do Município.

05 de maio de 2020.

Ascom SMTT

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO DE FEIRA DE SANTANA SOBRE O TRANSPORTE DISTRITAL


A EMPRESA DE ÔNIBUS ROSA LTDA vem perante à população esclarecer o seguinte:

I – O edital da concorrência pública 04/2.015, NO QUAL FORAM CONTRATADAS AS EMPRESAS ROSA E SÃO JOÃO, NÃO PREVIA A EXISTÊNCIA DO SERVIÇO DE TRANSPORTE ALTERNATIVO NA CIDADE.

II – A Prefeitura de Feira de Santana, em janeiro de 2.018, ACHOU POR BEM REALIZAR licitação do Serviço de Transporte Público Alternativo e Complementar (STPAC) – concorrência nº 68/2.017 e passar a execução das linhas distritais para o permissionários.

III – Pelo edital e pela lei, o atendimento aos distritos e zona rural é exclusivo do STPAC, pois as linhas estabelecidas do STPAC não poderão ser coincidentes ou concorrer com as linhas do Serviço Convencional de Transporte Público.

IV – As empresas já haviam alertado, inúmeras vezes, que manter as concessionárias nas linhas rurais e distritais afronta o art. 18 da Lei Complementar 112/18:

“O Transporte Público Alternativo Complementar é a modalidade não concorrente ao transporte público coletivo, destinado às áreas não atendidas pelo transporte público coletivo, exclusivamente em distrito e zona rural, com tarifas e veículos diferenciados.”

V – Os próprios permissionários do STPAC reclamaram junto à Prefeitura e ao Ministério Público da atuação das empresas nos distritos e zona rural da cidade.

VI – As Concessionárias estão, desde fev/março de 2.019, alertando a Prefeitura e o Ministério Público da ilegalidade de sua permanência nos distritos e zona rural.

VII – Nas últimas semanas todos fomos surpreendidos pelos devastadores efeitos da pandemia causado pelo Covid-19. Houve uma enorme queda de passageiros e as receitas das concessionárias não são suficientes para manter o serviço convencional.

VIII – As empresas não tem receitas ou outra alternativa senão focar suas atividades na manutenção do transporte público coletivo urbano da cidade.

IX – Concluída a licitação do STPAC, cabe à Prefeitura, através da SMTT, elaborar e detalhar os quadros de horário a partir de consultas às comunidades atendidas nos distritos e zona rural, de forma que as mesmas fiquem plenamente atendidas do serviço público.

X – Reafirmamos o Compromisso da Empresa de Ônibus Rosa que, dentro das possibilidades financeiras durante a pandemia, farão de tudo para manter a prestado do serviço de transporte urbano para atendimento da população Feirense.

Empresa Rosa – Feira de Santana, 6 de maio de 2020.
 


Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade. 

Leia também: Passageiros fecham terminal contra substituição de ônibus por vans em linhas distritais
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

dia das mães

Centro comercial

Presidente do Sindicato do Comércio diz que horário especial para o Dia das Mães ainda não está definido

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio, o Feiraguay já confirmou o horário especial. Restam as lojas do centro comercial....

29/04/2024 às 22h53

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Feira de Santana

Católicos iniciam festividades do Dia de Nossa Senhora de Fátima

Nesta terça-feira, dia 30, iniciam as missas e durante esse período festivo estão programadas diversas atividades religiosas.

29/04/2024 às 22h03

Amfa - Associação de Mães e Filhos Autistas

Abril Azul

Associação presta serviço com multiprofissionais para crianças autistas em Feira de Santana

No mês da Campanha Abril Azul, o Acorda Cidade conversou com os especialistas, mães e pessoas que fazem a organização. ...

29/04/2024 às 20h39

menino vende sequilhos para comprar bicicleta

Feira de Santana

Garotinho de 9 anos, do distrito da Matinha, vende sequilhos para comprar bicicleta

Atualmente, Hebert vende sequilhos a pronta entrega e também recebe encomendas, com o objetivo de realizar os sonhos.

29/04/2024 às 20h26

Velório

Luto

Sob forte comoção, vítimas de trágico acidente em Ribeira do Pombal são veladas em Feira de Santana

As vítimas retornavam de um evento de motocicletas que aconteceu neste final de semana na cidade de Paulo Afonso.

29/04/2024 às 18h00

O livro dos espíritos

Feira de Santana

Câmara promove solenidade em homenagem ao Dia Municipal do Livro dos Espíritos, nesta terça (30)

O evento contará com palestras de representantes que farão exposição sobre os aspectos que formam o Espiritismo.

29/04/2024 às 15h59

image

Rádio acorda cidade