Feira de Santana

Manifestantes protestam em frente a prefeitura e ocupam Secretaria de Habitação

Durante a manifestação, uma mulher de nome não identificado, recém operada do coração desmaiou e bateu a cabeção no chão.

Ilani Silva

Na tarde desta quarta-feira (23), várias famílias que participam do movimento Chico Pinto ocuparam a Secretaria de Habitação em Feira de Santana, como forma de reivindicar a oficialização dos terrenos localizados no bairro Aviário, doados pelo prefeito Tarcízio Pimenta.

Segundo a representante do Movimento de Luta nos Bairros (MBL), Iracema Santos, cerca de 220 famílias necessitam da liberação dos terrenos para iniciar a construção das casas, já que vivem em barracos com condições degradantes de vida.

“As chuvas estão chegando e o frio traz muitas doenças para as crianças, precisamos do terreno com urgência” disse.

Ainda de acordo com Iracema Santos, o grupo está elaborando um projeto para conseguir recursos do governo com o objetivo de adquirir materiais para a construção.

Durante a manifestação, uma mulher de nome não identificado desmaiou e bateu a cabeção no chão. Segundo o Guarda Municipal, Marcos Vinicius, ela estava recém operada do coração e teve que ser encaminhada ao Hospital Geral Cleriston Andrade através do Samu.

O Guarda Municipal também relatou que alguns manifestantes estavam aparentemente alcoolizados e queriam depredar o patrimônio público, alguns chegaram inclusive a virar os bancos da secretaria.

“Eu não entendo como um movimento social vem defender os seus direitos dessa forma, todo mundo tem o direito de ocupar, mas querer derrubar tudo, isso não é manifestação, isso não pode, é o dinheiro do nosso imposto que está aplicado ali”, contou.

Mais de 70 pessoas participaram da manifestação dentre elas crianças e mulheres grávidas. O secretário  Gilberto Ruy Souza Rocha se reuniu com representantes do movimento, mas a imprensa não teve acesso ao encontro. As informações são do repórter Paulo José do programa Acorda Cidade