Educação

Candidatos a reitoria da Uefs participaram de primeiro debate nesta segunda-feira (21)

Dentre os requisitos para disputar a eleição, o candidato deve integrar o quadro efetivo de docentes, estar enquadrado na classe de adjunto, titular ou pleno, ou se inserido nas demais classes, ser portador do título de doutor ou mestre, além de estar em efetivo exercício por mais de cinco anos.

Ilani Silva

Na tarde desta segunda-feira (21), aconteceu o primeiro debate entre os candidatos a reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).  Estão concorrendo duas chapas à eleição, a primeira composta por Francisco de Assis Ribeiro dos Santos (Departamento de Biologia), candidato a reitor, e Maria do Socorro Costa São Mateus (Departamento de Tecnologia), candidata a vice.   Na segunda chapa participam José Carlos Barreto de Santana (Departamento de Exatas), que disputa a reeleição com Genival Correia de Souza (Departamento de Tecnologia) como candidato a vice.

Para o candidato Francisco de Assis Ribeiro, a principal mudança que deve ser feita na universidade é a forma de gerir.  Segundo ele, todos devem ser ouvidos e não apenas um grupo seleto.  O professor também apontou problemas na estrutura física da instituição e explicou que para resolver a situação, deve ser mantido o diálogo com o Governo do Estado.

Ao ser questionado sobre quem é Francisco Ribeiro, ele apontou o percurso de sua carreira iniciada na Uefs. “Cheguei aqui com 21 anos, hoje tenho 45 anos, aqui iniciei minha carreira profissional, hoje sou um Doutor renomado nacional e internacionalmente, tudo que tenho devo a instituição, por isso e por muito disso estou nessa empreitada”, disse.

Já, o candidato José Carlos Barreto de Santana afirmou que a universidade avançou bastante nos últimos quatro anos, e contou que coordenou a instituição através de princípios como a democratização, autonomia e excelência, por isso espera da comunidade acadêmica uma avaliação positiva. “Estou confiante na vitória, mas tudo depende da votação”, comentou.

O regimento eleitoral prevê a realização de campanha de 1º a 30 de março, a votação entre 4 e 6 de abril e a apuração em 6 de abril. O Conselho Universitário manteve o voto paritário das eleições de 2007 para as categorias da comunidade universitária (funcionários, estudantes e professores).

 Dentre os requisitos para disputar a eleição, o candidato deve integrar o quadro efetivo de docentes, estar enquadrado na classe de adjunto, titular ou pleno, ou se inserido nas demais classes, ser portador do título de doutor ou mestre, além de estar em efetivo exercício por mais de cinco anos. As informações são do repórter Ed Santos, do programa Acorda Cidade.