Saúde

Falta de anti-retroviral não compromete tratamento de pacientes com AIDS em Feira, diz coordenadora

O medicamento é distribuido pelo Ministério da Saúde. Durante uma semana o medicamento faltou mas já chegou e está sendo distribuido aos pecientes com o vírus HIV.

Ney Silva

Os serviços de saúde de todo o Brasil que atendem pacientes com o vírus HIV da AIDS  estão sem o anti-retrovital Atazanavir. O medicamento faz parte de um grupo de medicações usadas para o controle da doença. No Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) onde funciona a coordenação do programa DST/AIDS em Feira de Santana a medicação também faltou mas não houve prejuízos para os pacientes.

A coordenadora do programa, enfermeira Vanessa Sampaio (foto), informou que o medicamento é distribuido pelo Ministério da Saúde. Durante uma semana o medicamento faltou mas já chegou e está sendo distribuido aos pecientes com o vírus HIV.

Ela recebeu uma nota técnica do Ministério da Saude onde consta uma recomendação orientando os profissionais de saúde que se o medicamento voltar a faltar deve se fazer a substituição temporária por outro  sem comprometer o atendimento aos pacientes.

Vanessa Sampaio que assumiu recentemente a coordenação do progama DST/AIDS destacou o trabalho realizado pelo ex-coordenador Valterney Moraes.Ela disse que o programa é completo e existe um comprometimento de servidores no atendimento aos pacientes e as pessoas que buscam apoio desse serviço. ¨Nosso objetivo aqui é deixar os pacientes sempre satisfeitos", afirmou