Feira de Santana

Chuvas já atingiram mais de 120 milímetros em Feira de Santana; previsão é que diminua a intensidade

Rosângela explica que as últimas chuvas que atingiram a cidade são chamadas de tempestades tropicais, que é uma grande quantidade de chuva em um curto espaço de tempo.

28/01/2020 às 19h47, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

As chuvas que caíram nos últimos dias em Feira de Santana já somaram mais de 120 milímetros, segundo informou a coordenadora da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Rosângela Leal. Segundo ela, isso indica que já choveu mais do dobro da média do que chove em todo mês de janeiro.

Rosângela explica que as últimas chuvas que atingiram a cidade são chamadas de tempestades tropicais, que é uma grande quantidade de chuva em um curto espaço de tempo. Ela afirma que a previsão é que a partir de agora as chuvas diminuam de intensidade.

“Acreditamos que agora as chuvas, se ocorrerem, serão mais fracas, pois estamos com muitos ventos na nossa região empurrando essa nebulosidade”, observou.

Segundo a coordenadora, essas chuvas intensas no mês de janeiro são típicas de trovoada e a Estação Climatológica já vem observando essa mudança de período em que essas chuvas costumam ser frequentes. Ela afirma que é necessário observar quais serão as repercussões desse período de trovoada para o setor produtivo de Feira de Santana.

“Tivemos chuvas intensas, inclusive com trovoadas, com raios no mês de janeiro, esse fenômeno está se repetindo há uns quatro anos, apesar de que nos anos anteriores não estivesse tão característico assim, ou seja, a chuva não estava tão intensa. Antigamente as chuvas de trovoada eram no final de novembro, depois passou para início de dezembro, depois final de dezembro e agora começou a cair em janeiro de forma muito incipiente. Esse ano tivemos chuva de trovoada característica com chuva intensa”, analisou.

Essas chuvas, conforme lembrou Rosângela, causam muitos danos para os moradores das zonas urbanas, porém são muito benéficas para a zona rural, especialmente para a pecuária, já que implica uma grande quantidade de chuva em um curto período de tempo, molhando os pastos e enchendo as aguadas.

“A área urbana tem asfalto, muitas construções, área cimentada, então a água não é absorvida pelo solo e acaba escoando. Às vezes o sistema de escoamento não é suficiente e acaba subindo e inundando casas, provocando prejuízos materiais. Foi uma coisa danosa na área urbana, mas a chuva é fundamental para a área agrícola, não por causa da agricultura, mas por causa da pecuária, pois essa chuva vai molhar os pastos e vai encher as aguadas para que se mantenham nos meses secos, antes que cheguem as chuvas de inverno”, explicou.

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

dia das mães

Centro comercial

Presidente do Sindicato do Comércio diz que horário especial para o Dia das Mães ainda não está definido

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio, o Feiraguay já confirmou o horário especial. Restam as lojas do centro comercial....

29/04/2024 às 22h53

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Feira de Santana

Católicos iniciam festividades do Dia de Nossa Senhora de Fátima

Nesta terça-feira, dia 30, iniciam as missas e durante esse período festivo estão programadas diversas atividades religiosas.

29/04/2024 às 22h03

Amfa - Associação de Mães e Filhos Autistas

Abril Azul

Associação presta serviço com multiprofissionais para crianças autistas em Feira de Santana

No mês da Campanha Abril Azul, o Acorda Cidade conversou com os especialistas, mães e pessoas que fazem a organização. ...

29/04/2024 às 20h39

menino vende sequilhos para comprar bicicleta

Feira de Santana

Garotinho de 9 anos, do distrito da Matinha, vende sequilhos para comprar bicicleta

Atualmente, Hebert vende sequilhos a pronta entrega e também recebe encomendas, com o objetivo de realizar os sonhos.

29/04/2024 às 20h26

Velório

Luto

Sob forte comoção, vítimas de trágico acidente em Ribeira do Pombal são veladas em Feira de Santana

As vítimas retornavam de um evento de motocicletas que aconteceu neste final de semana na cidade de Paulo Afonso.

29/04/2024 às 18h00

O livro dos espíritos

Feira de Santana

Câmara promove solenidade em homenagem ao Dia Municipal do Livro dos Espíritos, nesta terça (30)

O evento contará com palestras de representantes que farão exposição sobre os aspectos que formam o Espiritismo.

29/04/2024 às 15h59

image

Rádio acorda cidade