Educação

Mostra de Práticas Integradoras da UniFTC reúne mais de 200 projetos

A participação efetiva de todos os colegiados foi fundamental para o êxito da primeira edição da mostra, que reforça a proposta metodológica de Currículo por Competências, adotada pela Instituição.

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A área de convivência do campus da UniFTC Feira de Santana foi transformada em grande espaço acadêmico, quarta-feira (20), para a apresentação dos trabalhos da I Mostra de Práticas Integradoras, organizada pelo Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (NITE), dentro da programação da Rede FTC. Realizada pela manhã e à noite, a mostra reuniu 214 projetos, envolvendo 1.700 estudantes de todos os cursos da Instituição, além dos professores e coordenadores.

Distribuídos em grupos com oito integrantes cada, os alunos apresentaram o resultado de atividades de pesquisa desenvolvidas ao longo do semestre, como parte da disciplina Projeto Integrador. “Desenvolvemos um trabalho de acompanhamento dos usuários da Clínica Odontológica, para reduzir o nível de ansiedade pré-consulta”, explicou Cásia Perpétua, que cursa o 8º semestre de Psicologia. Segundo ela, o grupo teve a oportunidade de praticar o conhecimento teórico, que é a finalidade do projeto.

Dentre a variedade de propostas apresentadas, alunos do curso Sistemas da Informação surpreenderam com a criação de um dispositivo “para facilitar a vida de quem tem deficiência auditiva”, como explicou Ian Almeida Sousa, do 2º semestre. Na prática, trata-se de um sensor de estacionamento, que ao invés de som emite vibrações no assento do condutor. “À medida que o veículo se aproxima de algum obstáculo, as vibrações aumentam a frequência”, acrescentou.

“Fiquei orgulhosa com o nível dos trabalhos expostos, principalmente pela aplicabilidade das propostas”, avaliou a professora Maiany Santos, do curso de Psicologia. Entre os estudantes de Odontologia, que trabalharam com o tema Biossegurança, a criatividade foi o destaque. Um grupo promoveu um desfile – Jaleco Fashion Day – para mostrar diversas formas incorretas de uso do jaleco, alertando para a utilização correta e consciente. “Também foram apresentadas inovações aplicadas à da Odontologia, como a utilização de células tronco e radiografias panorâmicas como auxiliares do diagnóstico da osteoporose”, contou a coordenadora Aline Vilas Boas.

A utilização de hormônios em frangos é mito ou realidade. O professor Luiz Gustavo Brandão coordenador do curso de Medicina Veterinária, contou que um grupo de estudantes fez uma pesquisa decampo sobre o nível de informação da população. Perguntas como: Você acha que se utiliza hormônios na criação de frangos? De quem ouviu esta informação? Qual profissional é mais adequado para falar sobre isso? Você acredita que o desenvolvimento das adolescentes atualmente tenha relação com o consumo da carne de frango? “A partir daí, montaram uma cartilha informativa para esclarecimento das pessoas, desmitificando o uso de hormônios na criação de frangos em granjas avícolas, informou.

De acordo com o professor Rafael Brasil, coordenador do NITE da UniFTC, a participação efetiva de todos os colegiados foi fundamental para o êxito da primeira edição da mostra, que reforça a proposta metodológica de Currículo por Competências, adotada pela Instituição. Na sua avaliação, o destaque do evento ficou por conta da criatividade e da inovação dos projetos elaborados, bem como a possibilidade das ideias serem aplicadas, de fato, para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Isso sem falar na capacidade dos estudantes trabalharem de forma interdisciplinar; para chegarem ao trabalho final necessitaram trabalhar juntos”, ressaltou.