Acorda Cidade
Como em todo Carnaval, as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) se preparam para atender as diversas emergências em todo o País, mas muitas delas poderiam ser evitas com alguns cuidados básicos. A recomendação é do coordenador de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Clésio de Castro.
Ele orienta que quando for sair e ingerir bebida alcoólica, os foliões podem fazer uma escala de plantão e resolver previamente quem vai dirigir. “Escolha um amigo da vez. Esse é o principal recado para a população. O segundo é respeitar os limites do corpo, não exagerar”, aconselha. Comer mal, beber muito e não dormir também forma uma combinação que acaba prejudicando o corpo. “Então, vamos trabalhar com a prevenção e com a promoção de saúde. Apesar de preparado, a gente não quer que ocorram os acidentes", completa.
Além do exagero na bebida e dos cuidados com a alimentação, o coordenador de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde lembra que quem vai pegar a estrada deve redobrar a atenção e estar descansado. Quem precisar acionar o Samu deve ligar para o número 192. As informações são do Portal da Saúde