Andréa Trindade
Nenhum dos 50 mil kit com fardamento para os alunos da rede municipal de ensino, anunciado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, chegou à escola Santo Expedito, no bairro Parque Lagoa do Subaé. O ano letivo já começou e a situação se estende a outras unidades de ensino, como a Escola Luciana Ribeiro.
Como forma de reivindicar o fardamento e também a merenda escolar, pais de alunos realizaram um protesto na manhã de ontem (3), em frente a escola e enumeram outros problemas enfrentados diariamente pelos filhos que frequentam as aulas.
“A distribuição do kit escolar passa na televisão, mas até hoje não recebemos, sem falar que a escola está sem merenda e ninguém toma providencia”, ressalta Gildeval, pai de aluno.
“O colégio está sem água, muitos alunos estão em casa”. Informou uma mãe.
O secretário de Educação, José Raimundo de Azevedo informou que o fardamento para as pré-escolas, responsáveis pelo ensino de crianças com faixa estaria entre 3 a 5 anos, tem uma numeração menor que a das outras escolas e foi necessário encomenda especial junto ao fornecedor. O secretario está aguardando a empresa responsável pelo fardamento fazer a entrega.
O kit escolar contem duas camisas, um short, dois pares de meia, um par de tênis e uma mochila. A partir do segundo semestre deste ano, os kits vão conter itens como caderno, caneta, lápis, borracha, caderno de desenho, lápis de cor e régua.
A Merenda
Foto: Secom
O almoxarifado da Secretaria Municipal de Educação possui merenda escolar em volume suficiente para assegurar a alimentação dos alunos neste início do ano letivo de 2011. De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), ficou constatado que atrasos esporádicos na distribuição ocorreram em função de questão operacional entre o setor de distribuição da Secretaria Municipal de Educação e o almoxarifado.
A Secom afirmou que o estoque regular continua sendo distribuído para todas as 214 unidades escolares, tanto da zona urbana quanto rural em Feira de Santana. (Com informações do repórter Paulo José, do programa Acorda Cidade).