Saúde

Outubro Rosa: saiba onde realizar a mamografia em Feira de Santana

A adesão à campanha Outubro Rosa começou na última terça-feira (01).

03/10/2019 às 19h35, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Mulheres entre 50 e 69 anos de idade devem realizar a mamografia, exame que permite identificar tumores malignos na região das mamas. Para reforçar o cuidado na prevenção ao câncer de mama, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem ofertado o serviço por demanda espontânea.

A adesão à campanha Outubro Rosa começou na última terça-feira (01). As mulheres que se enquadram na faixa etária da campanha devem procurar a unidade básica de saúde, na qual é cadastrada, para passar por atendimento médico ou de enfermagem. Através da consulta, a paciente passa por exame físico e deverá receber os documentos necessários para a partir daí realizar a mamografia.

Os locais indicados para o procedimento são: o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI), Ambulatório do Hospital Dom Pedro de Alcântara e Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (CEPARH).

“Não é necessário agendar a mamografia. Os nossos prestadores estarão atendendo por ordem de chegada”, afirma a referência técnica em saúde da mulher, Alessandra Magalhães.

As mulheres que não se enquadram na faixa etária indicada, mas através do autoexame identificaram algum nódulo, devem procurar a unidade básica de saúde e depois do exame clínico serão encaminhadas para realizar a mamografia, através de marcação previamente agendada.

“É importante lembrar que após receber o resultado do exame a mulher deve retornar à unidade de saúde para que passe por uma nova avaliação e, se necessário, realizar exames complementares”, ressalta Alessandra Magalhães.

Sobram vagas para os procedimentos

Ainda de acordo com Alessandra, a cota para realização do procedimento sobra durante todos os meses do ano. “Inclusive, no mês da campanha não é necessário aumentar a cota devido à baixa procura”, afirma.

São ofertadas mensalmente 3.437 vagas distribuídas nas unidades básicas de saúde. No mês de setembro, por exemplo, sobraram 2.481 vagas para o procedimento.

“Precisamos que as mulheres fiquem mais atentas ao próprio corpo e realizem o autoexame, mas apenas isso não é suficiente. É necessário procurar as unidades de saúde para ter uma orientação profissional”, enfatizou a referência técnica em saúde da mulher.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Por causa das cheias no RS, CBF suspende o Campeonato Brasileiro por duas rodadas

Esportes

Por causa das cheias no RS, CBF suspende o Campeonato Brasileiro por duas rodadas

A entidade consultou os 20 clubes da primeira divisão e recebeu o pedido de 15 deles para que o campeonato...

15/05/2024 às 23h07

Fotógrafos lambe-lambe

Feira de Santana

Fotógrafos lambe-lambe falam sobre pouca procura de clientes diante do avanço da tecnologia

Contribuindo com a história da cidade, os fotógrafos atualmente enfrentam a queda no movimento e muitos criam alternativas para aliar...

15/05/2024 às 22h21

Governador sanciona lei para que ônibus intermunicipais e estaduais disponibilizem cadeirinhas e bebês conforto para crianças

Veículos que circulam pelo estado

Governador sanciona lei para que ônibus intermunicipais e estaduais disponibilizem cadeirinhas e bebês conforto para crianças

Lei foi sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues após aprovação na Alba. Agerba negocia processo de adaptação das empresas.

15/05/2024 às 22h11

Concurso Unificado

Educação

Prefeitura anuncia 425 vagas para concurso do magistério municipal de Aracaju

Para o prefeito, esse concurso público representa o cumprimento de mais um compromisso assumido junto à população e o avanço...

15/05/2024 às 21h07

CGU e Polícia Federal combatem desvios de recursos públicos em Santa Quitéria do Maranhão

Polícia

CGU e Polícia Federal combatem desvios de recursos públicos em Santa Quitéria do Maranhão

Operação Contrassenso investiga prestação de informações falsas no Censo Escolar com impacto no recebimento a maior de receitas do Fundeb...

15/05/2024 às 20h37

Conjunto Penal

Feira de Santana

Após familiares de detentos protestarem, Sindicato dos Policiais Penais afirma que não há efetivo suficiente para todos os serviços

De acordo com Reivon Pimentel, presidente da categoria, apenas 15 agentes trabalham por turno na unidade prisional.

15/05/2024 às 19h58

image

Rádio acorda cidade