Ilani Silva
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente pretende em breve retirar todas as placas de propaganda irregulares em Feira de Santana. Uma empresa já foi contratada para retirar os itens que geram poluição visual.
De acordo com o secretário Antônio Carlos Coelho, medidas já tinham sido criadas para conter o avanço do problema na região. Em 2008, por exemplo, foi instalado o programa “Faxina na Cidade” cujo objetivo é retirar cartazes de postes, árvores e canteiros de avenidas para promover a limpeza estética do município.
“Uma caminhoneta percorre a cidade durante a madrugada e as sextas-feiras durante o dia, com três homens que realizam todo o trabalho”, informou o secretário.
Com o programa, 12 mil peças publicitárias foram retiradas de Feira de Santana em três anos e Antônio Carlos Coelho relatou que outro problema são os outdoors colocados na cidade.
“Há uma prática no município de até empresas de Salvador colocarem outdoors sem pagar impostos, sem saber se é permitido ou não”, alegou.
Em janeiro, uma portaria foi publicada dando um prazo de 15 dias para que as empresas procurassem a prefeitura para regularizar a situação, no entanto apenas uma delas tomou a iniciativa.
Em decorrência disso, o secretário informou que já solicitou do setor jurídico a publicação de uma nova portaria que vai estabelecer novos prazos para as empresas publicitárias comparecerem a prefeitura, caso contrário todos os outdoors instalados serão retirados e os responsáveis pela propaganda vão cobrir o custo da ação. As informações são do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade