Ilani Silva
Cerca de 20 mil benefícios do programa Bolsa Família foram suspensos na Bahia por falta de atualização no cadastro. Em Feira de Santana, apenas 66 inscrições foram bloqueadas, segundo informações da coordenadora do programa na cidade, Vitória Régia Leal.
“Muitas famílias deixam de fazer o recadastramento por esquecimento, ou não tem todos os documentos e pensam que vão continuar recebendo. Outro caso é beneficiário titular que falece e a família não vem regularizar a situação”, disse.
Vitória Régia também destacou que o recadastramento é uma maneira do Governo Federal acompanhar as famílias juntamente com as condições de aquisição do programa como a educação, saúde e o desenvolvimento social.
Para a realização do processo, a prefeitura da cidade liberou transporte e uma equipe composta por três assistentes sociais, 14 pesquisadores que foram até a casa das pessoas que não vieram fazer o recadastramento, mas algumas famílias não foram encontradas porque mudaram de endereço.
Como solução, a coordenadora informou que as pessoas podem comparecer a central de atendimento do Bolsa Família para atualizar o cadastro e verificar a possibilidade de reverter o cancelamento.
Feira de Santana possui atualmente 47 mil famílias recebendo o beneficio, e cerca de 11 mil pessoas cadastradas no programa estão na fila de espera para que o Governo Federal libere o recurso. Mas, Vitória Régia adverte que é preciso a documentação completa para efetuar o cadastro. As informações são do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade