Feira de Santana

Justiça Federal promove mutirão para agilizar processos pendentes

A iniciativa envolve 10 juízes federais, de várias comarcas, inclusive de outros estados, além de cerca de 400 auxiliares, visando agilizar processos de benefícios previdenciários, a exemplo de aposentadorias rurais, pensões, auxílio doença e invalidez.

Ilani Silva

Um mutirão promovido pela Justiça Federal vai agilizar a conclusão de cerca de 1.650 processos pendentes na comarca de Feira de Santana. A ação foi iniciada na manhã desta segunda-feira (21) e prossegue até sexta-feira (25), na seção instalada na avenida João Durval Carneiro.

Segundo o juiz Tourinho Neto, do Tribunal da TRF 1ª região, as audiências que estavam marcadas para os anos de 2012 e 2013 foram antecipadas e serão realizadas durante a ação.

“O mutirão é uma ajuda de todos para resolver o problema de acúmulo de serviço na Justiça Federal e nos juizados. Em nosso tribunal tem gabinete de juiz que tem mais de 20 mil processos”, disse Neto.

A iniciativa envolve 10 juízes federais, de várias comarcas, inclusive de outros estados, além de cerca de 400 auxiliares, visando agilizar processos de benefícios previdenciários, a exemplo de aposentadorias rurais, pensões, auxílio doença e invalidez. Cada juiz atende em média 40 processos diariamente.

Ainda de acordo com o juiz, após a realização das audiências, geralmente as sentenças são dadas imediatamente, quando não é possível, em casos mais complicados, a resposta é encaminhada em no máximo 60 dias.

Enquanto as pessoas aguardam para resolverem os processos, também participam da oferta de serviços diversos, a exemplo de manicure, corte e escova de cabelo, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição gratuita de lâmpadas econômicas, expedição de documentos diversos e muitos outros, promovida gratuitamente por órgãos da Prefeitura, Coelba, UEFS e faculdades, iniciativa privada, PM, Exército e ONGs.  Com informações do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade