Aberto ao público

Arraiá do Comércio antecipa São João de de Feira de Santana

No novo espaço os forrozeiros ganharam uma área maior do que a anterior para o arrasta-pé.

Arraiá do Comércio antecipa São João de de Feira de Santana Arraiá do Comércio antecipa São João de de Feira de Santana Arraiá do Comércio antecipa São João de de Feira de Santana Arraiá do Comércio antecipa São João de de Feira de Santana

Acorda Cidade

Em novo local, a Praça Padre Ovídio (Praça da Matriz), e com estrutura completamente diferente das demais edições, o Arraiá do Comércio, que acontece pela 18ª vez, foi aberto na noite do último sábado (8). E registrou o seu maior público, para a primeira noite de forró. O arraiá será encerrado no dia 16 de junho.

Até o ano passado, o Arraiá foi montado na Praça do Fórum, que ficou pequena para acomodar os forrozeiros que todas as noites procuravam e encontravam diversão no espaço. Antes foi realizado do MAP e no estacionamento da Prefeitura.

No novo espaço os forrozeiros ganharam uma área maior do que a anterior para o arrasta-pé. Os 55 comerciantes, todos da zona rural do município, estão numa posição privilegiada. “Ficou bem melhor”, atestou Suzana Santos, que vem de Humildes.

Além da comida típica do período – bolos que atendem as exigências de todos os paladares, cocadas, amendoim, canjica, mais licores de muitas cores e sabores; pode-se encontrar artesanato. Um espaço específico reproduz aspectos do município, ideal para as selfies.

Quem dança também considerou positiva a mudança e a configuração do ambiente. Desde que descobriram o forró na Praça do Fórum, a dona de casa Delci Gonçalves e o marido dela, Luiz Barbosa, não perderam uma noite de forró.

“Aqui ficou mais amplo, melhor para tudo. Tanto para dançar como para vender”, afirmou. Principalmente para dançar. O casal praticamente dança durante todas as apresentações. A noite de sábado foi animada pelo grupo de forró Banana com Leite o a Quixabeira da Matinha, com seu prá lá de animado samba de roda.

O secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, que representou o prefeito Colbert Filho, destacou a importância do Arraiá, que foi inserido no Calendário de Festejos Populares do Município.

“O São João antecipado virou tradição: diversão para o pessoal da cidade e comércio para os moradores da zona rural”, continuou o secretário. “Se tornou exemplo para toda a Bahia. Por isso vem acontecendo há 18 anos”.

A festa está sendo transmitida pela Princesa FM. Frei Adezi, que representou a emissora, afirmou que o Arraiá mais uma vez será sucesso. “É tradição e não deve deixar de existir. Por isso, todos devem se divertir, dentro da moderação”.

O diretor regional do Sesc, José Carlos Bulhões, que esteve na cidade especialmente para o evento, disse que o Arraiá ratifica as mais ricas tradições nordestinas. “É uma maneira de preservar a nossa cultura”.

Também estiveram presentes o presidente do Sindicato do Comércio, José Carlos Moraes, o arcebispo emérito de Feira de Santana, dom Itamar Vian, a gerente do Senac, Angélica dias e a gestora do Sesc Tomba, Ana Sílvia.