Saúde

Secretaria de Saúde cadastra usuários do SUS em Feira de Santana

O cadastro pode ser realizado na SMS, de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas.

O setor de Cadastramento do Cartão do Sistema Único de Saúde (CadSUS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) cadastrou 1.325 novos usuários do serviço em janeiro de 2011. Em 2010 o órgão cadastrou 14.945 cidadãos.

Para se cadastrar, o cidadão precisa residir em Feira de Santana e si dirigir até a SMS portando a Carteira de Identidade (RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o comprovante de residência atual.

A carteira de trabalho também é válida para realizar o cadastro. a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não pode ser utilizada por não conter o município onde o cidadão nasceu. O cadastro pode ser realizado na SMS, de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, o cadastro tem validade em todo o território brasileiro. “Quando cadastramos o cidadão, ele recebe logo o cartão e passa a fazer parte do Banco de Dados do SUS (DataSUS). Além de alguns dados pessoais do cidadão, o cartão também possui um número de registro e, caso a pessoa necessite utilizar o serviço do SUS, o histórico médico do paciente pode ser acessado de qualquer lugar do Brasil”, revela.

A coordenadora do CadSUS em Feira de Santana, Sônia Maria Novais Vasconcelos, destaca que “o cadastramento permite uma maior facilidade na utilização de qualquer serviço do SUS”.

 As informações são da secom.