Feira de Santana

Primeira turma do Empretec 2019 é formada em Feira de Santana

Seminário desenvolve comportamentos de diversos perfis empreendedores para obter o sucesso nos negócios.

03/04/2019 às 15h21, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A primeira turma de Empretec de 2019 foi formada pelo Sebrae em Feira de Santana entre os dias 25 e 30 de março. Os 22 novos empretecos, dos mais diversos perfis de negócio, puderam desenvolver suas habilidades e características empreendedoras durante os seis dias de imersão.

O consultor do Sebrae, Joselito Ribeiro, que tem 20 anos de Empretec, tendo realizado este trabalho com mais de 50 turmas em todo o país, explicou que cada experiência é diferente e inusitada.

“Alguns podem pensar que, pelo Empretec existir há 26 anos no Brasil, ele acontece da mesma forma, só que não. Nós trabalhamos com individualidade, com um programa de base comportamental. A gente prima por cada um levar um aprendizado diferente do outro, tendo o seu ganho individual. Não estamos tratando de conteúdo apenas, mas de comportamento empreendedor, que é o grande diferencial do seminário”, afirma.

Perfil dos participantes

Acompanhando as transformações e vivências promovidas pelo Empretec por duas décadas, o especialista destacou uma mudança no perfil dos participantes do seminário nos últimos anos.

“O que tem chamado atenção de alguns anos para cá é que o Empretec tem conseguido trazer para dentro da sala profissionais liberais. Eles estão entendendo que gestão não é só comércio. Passaram a entender que ter um escritório de advocacia, ser um fisioterapeuta, também é ter um negócio. Isso não era entendido antigamente. Hoje, há uma concorrência muito grande, a demanda não aumentou na proporção da oferta. Vemos uma variedade grande desses profissionais buscando esta transformação. Estão preocupados em se qualificar. E quem não tem feito isso, está fechando o seu negócio”, analisa.

Sobre as transformações promovidas pelo Empretec, o consultor é categórico quando relata o despertar e o autoconhecimento adquiridos pelos participantes.

“O grande lance do participante é que ele chega com uma idealização da autoimagem. Ele acha que é um grande empreendedor porque está tendo bons resultados financeiros no mercado. O grande ganho dele, do primeiro para o último dia de seminário, é que dentro deste oceano do autoconhecimento enquanto empreendedor, ele consegue uma gotinha de autoconhecimento pessoal e empresarial a mais dentro deste processo. E essa gotinha faz uma diferença tremenda no resultado empresarial dele”, complementa.

O especialista completa afirmando que todas as pessoas que passam pelo Empretec conseguem melhorar os seus resultados.

 “Passam a planejar melhor, têm perspicácia para identificar novas oportunidades de negócio e atuar nesta oportunidade. Passam também a estabelecer melhor suas metas, aumentam o faturamento, os lucros e contratam mais pessoas. Isso é um resultado significativo”, conclui.

Histórias de sucesso

O administrador de empresas Alex Márcio, que atua como líder há seis anos em empresas multinacionais, sempre pensou em empreender, mas nunca teve coragem. Com o Empretec, conseguiu obter autoconfiança para abrir um negócio.

“Sempre tive muito medo de colocar um negócio, devido às divergências de mercado, concorrência, etc. A vinda para o Empretec me ajudou muito neste encorajamento, porque pude me conhecer melhor. Dentro do curso, você consegue perceber que este medo é inerente a qualquer um com a sua dose. Quando enxergamos, isso percebemos que cabe a nós mesmos ter foco, acreditar na própria capacidade, fazer um bom planejamento estratégico e fazer um bom uso disso”, afirma.

Magda Campos, advogada, comunicóloga e empresária, atuando há mais de 20 anos no segmento de turismo com aluguéis de veículos, tinha uma idealização formada sobre si mesma, acreditando já saber de tudo que precisava para tocar os seus negócios. Mas afirma ter vivenciado uma experiência inovadora no Empretec.

“O Empretec foi um divisor de águas na minha vida em apenas seis dias. Percebi que todos os procedimentos que fiz anteriormente foram bons, mas que teriam sido muito melhores se eu já tivesse vivenciado o Empretec. É como se eu tivesse renascido. O meu cordão umbilical com o mundo do achismo foi cortado. Agora, eu sou uma pessoa que vai planejar, criar oportunidades e que verá o mundo nas mudanças que ele vem acontecendo, junto ao mercado e com a visão que o mundo oferece hoje. As habilidades que eu tinha foram elevadas e a que eu não tinha foram criadas”, relata.

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

dia das mães

Centro comercial

Presidente do Sindicato do Comércio diz que horário especial para o Dia das Mães ainda não está definido

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio, o Feiraguay já confirmou o horário especial. Restam as lojas do centro comercial....

29/04/2024 às 22h53

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Feira de Santana

Católicos iniciam festividades do Dia de Nossa Senhora de Fátima

Nesta terça-feira, dia 30, iniciam as missas e durante esse período festivo estão programadas diversas atividades religiosas.

29/04/2024 às 22h03

Amfa - Associação de Mães e Filhos Autistas

Abril Azul

Associação presta serviço com multiprofissionais para crianças autistas em Feira de Santana

No mês da Campanha Abril Azul, o Acorda Cidade conversou com os especialistas, mães e pessoas que fazem a organização. ...

29/04/2024 às 20h39

menino vende sequilhos para comprar bicicleta

Feira de Santana

Garotinho de 9 anos, do distrito da Matinha, vende sequilhos para comprar bicicleta

Atualmente, Hebert vende sequilhos a pronta entrega e também recebe encomendas, com o objetivo de realizar os sonhos.

29/04/2024 às 20h26

Velório

Luto

Sob forte comoção, vítimas de trágico acidente em Ribeira do Pombal são veladas em Feira de Santana

As vítimas retornavam de um evento de motocicletas que aconteceu neste final de semana na cidade de Paulo Afonso.

29/04/2024 às 18h00

O livro dos espíritos

Feira de Santana

Câmara promove solenidade em homenagem ao Dia Municipal do Livro dos Espíritos, nesta terça (30)

O evento contará com palestras de representantes que farão exposição sobre os aspectos que formam o Espiritismo.

29/04/2024 às 15h59

image

Rádio acorda cidade