Viagens
Classe C prefere viajar do que comprar: como isso impacta às empresas de seguro de viagem?
O que se percebe é a necessidade de uma mudança de paradigmas nas organizações.
27/03/2019 às 14h57, Por Rachel Pinto
Acorda Cidade
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva relevou que a Classe C prefere viajar do que comprar, representando quase 60% das intenções de compra deste público. Esta informação leva a refletir no impacto gerado às empresas do setor.
Segundo Renato Meirelles, presidente do instituto, tão importante quanto este dado é compreender que o maior mercado consumidor do país não é a classe A, B ou C, mas sim as pessoas com mais de 50 anos. Ironicamente, este é o público menos priorizado pelas empresas em suas estratégias de marketing.
O que se percebe é a necessidade de uma mudança de paradigmas nas organizações. Fazer uma campanha publicitaria de viagens focando somente no público jovem pode até ter resultado, mas não alcança justamente o público que está mais disposto a consumir este tipo serviço.
Com a idade, diminuição das responsabilidades com a criação dos filhos e a aposentadoria, muitos adultos acima de 50 anos e idosos aumentam consideravelmente a frequência de viagens realizadas por ano. No entanto, será que as empresas estão prontas para atender esta nova demanda?
Para encontrar a resposta, é preciso pensar no que o público em questão procura. As experiências desejadas durante a viagem são bastante variáveis de acordo com a pessoa, mas, no geral, todos procuram praticidade e rapidez na hora de decidir os itens primordiais antes de embarcar.
Pensar nos idosos como pessoas distantes da tecnologia é um grande erro. Eles estão cada vez mais conectados e buscam a internet como forma de facilitar o dia a dia. Fornecer meios fáceis de acesso a informação, com linguagem simples e acessível, deve ser uma preocupação constante das empresas.
Oferecer um comparador de preços de preenchimento descomplicado facilita a análise e tomada de decisão, e isso serve para todos os públicos.
Uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo mostra que os idosos com mais de 60 anos já representam mais de 15% da carteira das agências de viagem, tendo feito mais de 18 milhões de viagens em 2015. Hoje este número é ainda maior, frente ao reaquecimento da economia brasileira.
Destas viagens, a grande maioria tem como destino o próprio território nacional. São viajantes com tempo, dinheiro e recursos para investir e isso não deve ser ignorado.
O que este cenário representa para as empresas de seguro de viagem?
Para as seguradoras de viagem o novo perfil e comportamento de compra representam uma mudança na forma de atuação, de modo a melhor atender todos os públicos. Oferecer informação clara sobre seguro internacional de viagem, bem como opções nacionais, é importante, mas não é a única tarefa.
É preciso dispor de uma equipe treinada para sanar quaisquer tipos de dúvidas durante o processo de compra, prezando pela qualidade do atendimento e não somente pela concretização das vendas. Trata-se de um público com poder de compra, mas que prioriza o bom atendimento para fechar negócio.
Além disso, deixar claro todo o diferencial do produto, como as assistências em caso de extravio de bagagem, cancelamento de voo, atendimento médico e despesas farmacêuticas, agrega valor ao produto, facilitando uma visão global do custo-benefício.
Mais Notícias
Caso joca
Tutores de animais de Salvador realizam manifestação em aeroporto
Manifestantes estavam com seus animais e seguravam cartazes pedindo justiça pelo cão Joca.
28/04/2024 às 12h22
Brasil
Cão Joca: Manifestantes protestam no Aeroporto de Brasília pela morte do golden retriever
Cachorro morreu após ser enviado por engano pela empresa aérea Gol para destino diferente de seu dono
28/04/2024 às 12h18
Bahia
Três homens morrem e policial fica ferido após troca de tiros em Simões Filho
Os três homens baleados no confronto foram socorridos para o Hospital Ernesto Simões Filho, mas não resistiram aos ferimentos.
28/04/2024 às 11h29
Bahia
Motociclista é arremessado após colisão com caminhonete em Guanambi
O estado de saúde do motociclista, que não teve o nome revelado, não foi atualizado.
28/04/2024 às 11h22
Feira de Santana
Dia Nacional da Caatinga: Ambientalista alerta para desertificação do bioma predominante em Feira de Santana
A caatinga tem sido ameaçada diante do desmatamento ilegal e degradação do solo.
28/04/2024 às 11h02
Política
Geraldo Júnior confirma a escolha de Lídice da Mata para coordenadora de campanha
Prefeita de Salvador entre 1993 e 1996, Lídice foi a única mulher a administrar a primeira capital do Brasil.
28/04/2024 às 11h01