Feira de Santana

Corpo de Bombeiros Militar da Bahia forma novos soldados e reforça efetivo

Em Feira de Santana foram formados 45 novos soldados.

19/02/2019 às 19h10, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), através do 2° Grupamento de Bombeiros Militar (2°GBM), em Feira de Santana, realizou na tarde desta terça-feira (19) a solenidade de formatura de 45 novos soldados. A solenidade foi realizada na sede do 2° GBM/CIS, no bairro Tomba. Em todo o estado foram formados 684 novos bombeiros.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Telles, esses novos bombeiros vão permitir completar o efetivo nas unidades que tem deficiência, como também expandir para novos municípios para fazer uma malha maior de proteção.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Eles passaram quase 10 meses realizando o curso, aprendendo as atividades de bombeiros, combate a incêndio, busca e salvamento terrestres e aéreos, mergulho, atendimento pré-hospitalar, entre outras atividades”, afirmou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O coronel Francisco Telles destacou que nesse momento Feira de Santana tem um efetivo capacitado, tem equipamentos, e o batalhão está sempre buscando uma renovação dos equipamentos para melhorar ainda mais as condições de trabalho. Segundo ele, também estão sendo adquiridas novas roupas e também há a tentativa de antes de terminar esse ano, conseguir novas viaturas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O coronel José Alberto informou que com a formação de 10 meses, os soldados saem preparados para atuar nas guarnições, em ocorrências operacionais. Ele informou ainda que as principais ocorrências registradas na região de Feira são relacionadas a acidente veicular, incêndios em matas e região comercial.

“É uma longa formação, na qual o homem chega menino, a mulher chega menina e entregamos para sociedade homens e mulheres prontos pra servir. Estão todos prontos para exercer as atividades. Hoje somos 189 e estamos recebendo esses novos para fortalecer o trabalho. Não só em Feira mais em 68 outros municípios de nossa responsabilidade”, disse.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A formanda Rosane vitória da Silva contou como descobriu que queria ser bombeiro militar e falou sobre os novos desafios.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Foi uma situação atípica. Estava olhando alguns temas na internet e vi um salvamento. Desde muito cedo me perguntei o que me daria prazer em fazer e naquele momento entendi que fazer parte do Corpo de Bombeiros, atuar salvando vidas, me traria retorno e satisfação. Todo período de ingresso é muito marcante, mas um momento em especial foi no ensaio pra formatura. Enquanto chovia lembramos que no primeiro dia do curso de formação choveu bastante. Então choveu no primeiro e no último dia e pra gente foi uma bênção. A partir de agora é um desafio. Salvar uma vida nunca é simples, mas só espero coisas boas. Aprendemos que o bombeiro cresce no momento do caos e quanto mais caos vier, mais preparada vou estar”, afirmou em entrevista ao Acorda Cidade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Bombeiros feirenses em Brumadinho

Em entrevista ao Acorda Cidade, o coronel Francisco Telles ainda falou sobre o trabalho dos bombeiros baianos na busca pelos desaparecidos em Brumadinho, Minas Gerais.

“Fomos a pedido do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais no momento em que os bombeiros de lá iniciavam um esgotamento físico e mental, então realizamos um ótimo trabalho, conforme disse o comandante-geral de lá. Retornamos após termos encontrado corpos e entregue as famílias. Hoje as máquinas estão trabalhando junto com o efetivo de Minas e com certeza nossos especialistas que saíram daqui ganharam experiência”, afirmou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade