Feira de Santana
Abaixo-assinado contra aumento de passagem de ônibus já tem mais de 1.400 assinaturas
Além da redução do valor da passagem, o movimento #FeiraTemJeito também quer a redução do valor do salário dos vereadores.
18/01/2019 às 12h36, Por Andrea Trindade
Daniela Cardoso
Atualizada às 14:01
Um abaixo-assinado online está reunindo assinaturas para pedir apuração na fórmula usada pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para calcular a tarifa de ônibus. O documento argumenta que, com o aumento, a tarifa de ônibus fica entre uma das mais caras do norte-nordeste e que o cálculo usado não leva em consideração o custo por quilômetros rodados.
Na petição, os organizadores divulgaram o link de um grupo de WhatsApp e informam que estão organizando um grupo de voluntários para organizar uma movimentação contrária ao aumento, que está em vigor deste o último dia 7 de janeiro. Um ato público está previsto para ocorrer na primeira quinzena de fevereiro.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o Diretor do Departamento de Transportes Públicos e secretário do Conselho Municipal de Transportes, Rodolfo Suzart, defendeu o reajuste, que, segundo ele, foi feito com base em uma fórmula paramétrica prevista no contrato celebrado entre as empresas de ônibus Rosa e São João e a prefeitura. (Leia mais aqui)
O abaixo-assinado tem o apoio do movimento #FeiraTemJeito, que também está à frente da manifestação contra o preço da passagem em Feira de Santana. O estudante de história Israel Santos, idealizador do Feira Tem Jeito, afirma que o transporte público em Feira de Santana não tem uma frota suficiente para atender à demanda e que o serviço não tem qualidade.
“A frota de Feira não atende à necessidade dos bairros periféricos. A gente tem um ônibus para cada 3.300 habitantes, enquanto Salvador tem um ônibus para cada 1.200 e, em Salvador, a passagem é mais barata que em Feira. Fora que na época em que o contrato da passagem de ônibus foi assinado, foi feito de forma emergencial e a gente acredita que isso tenha prejudicado na forma como isso foi feito, pois se a gente for parar para pensar, do Feira VII ao terminal sul e terminal central, são nove quilômetros. Como é que alguém vai pagar quase quatro reais para percorrer nove quilômetros sendo que a passagem está sendo dividida com mais várias pessoas, já que o ônibus vai lotado? É um serviço de péssima qualidade que não atende a demanda do povo feirense e queremos que a passagem seja justa”, defendeu em entrevista ao Acorda Cidade.
Até o fechamento desta matéria, 1.445 pessoas já assinaram a petição no site Change.org. Os membros do grupo também recolherão assinaturas de forma presencial nos terminais de ônibus.
Redução do salário dos vereadores
Além da redução do valor da passagem, o movimento também quer a redução do valor do salário dos vereadores. Atualmente os vereadores de Feira ganham 15 mil reais e o movimento pensa na redução de 20%. Segundo Israel Santos, a ideia é que esse valor da redução seja direcionado para a ampliação de colégios e creches municipais.
A petição também está no site Change.org
Movimento Feira Tem Jeito
Segundo Israel Santos, o #FeiraTemJeito nasceu com uma hashtag nas redes sociais e há cerca de dois meses virou um movimento.
“Impulsionado pelas eleições me interessei mais por política e pela situação do país em especial com a situação de Feira. Acabou que fui fazer uma pesquisa, vi a situação da municipalização das escolas e pensei um jeito de propor uma solução. O Feira Tem Jeito é um movimento de iniciativa popular e ele recebe apoio de quem quiser chegar junto. Até o momento temos o apoio do PDT e já conta com 40 pessoas trabalhando”, informou.
O engenheiro civil Luan Fernandes, que apoia o movimento, acredita na política como ferramenta de mobilização e destacou que o principal objetivo do Feira Tem Jeito é apoiar a população.
“O Feira Tem Jeito tem seus princípios muito próximos do que a gente pensa para o partido e para a cidade, então nada mais justo que pudéssemos ajudar a população a criar esse novo tipo de política para a cidade, que é uma política mais positivista, focada nos problemas técnicos da cidade e que deixe de lado essa visão da política de uma forma geral, onde um lado é bom e outro é ruim e acabam se trocando acusações e não se resolve o problema”, afirmou.
Leia também: Diretor de Transportes explica como é feito cálculo de reajuste da tarifa de ônibus
Reajuste da tarifa de ônibus causa insatisfação dos passageiros
Com informações dos repórteres Ney Silva e Andrea Trindade do Acorda Cidade
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