Variedades

Tendência de decoração: 8 dicas para otimizar os espaços na sua casa

A moda do momento é imóveis com medidas menores e decoração funcional, que evita excesso de móveis

05/12/2018 às 09h17, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Redação iBahia

Você sabia que a otimização dos espaços virou moda? Independente de morar em casa ou apartamentos, a tendência do momento é imóveis com medidas menores e decoração funcional, que evita excesso de móveis.

Humberto Domingues, fundador do Grupo Realibrás/Conspar (empresa de empreendimento imobiliários), explicou as vantagens de aproveitar melhor o espaço do seu imóvel. “Utilizar o espaço de forma inteligente, sem dúvida, melhora a qualidade de vida da família toda. A residência deixa de ser apenas um dormitório, mas também um espaço onde é possível ter mais conforto para receber visitas, trabalhar em casa e até mesmo passar mais tempo com a família”, afirma Domingues.

Para te ajudar a otimizar sua casa, o especialista listou algumas dicas.

1- Aproveite as paredes
As paredes pode ser usadas muito além de pendurar quadros. Elas podem servir para pendurar prateleiras e armazenar livros ou filmes, além disso os ganchos também funcionam muito bem para pendurar bolsas ou casacos.

2- Aposte em cores neutras
Usar cores neutras mais claras e neutras deixam o ambiente mais iluminado e amplo. Escolha uma cor predominante para todo o espaço em um tom neutro e utilize cores para a decoração como tapetes, almofadas ou quadros, por exemplo.

3- Espelho, espelho meu
Os espelhos podem dar amplitude aos ambientes e criar jogos visuais interessantes. Eles podem ser usados na vertical ou horizontal e não necessariamente precisam preencher todo o imóvel. Experimente utilizá-los em posições estratégicas, como, por exemplo, ao fundo da mesa de jantar, portas de armários ou móveis.

4- Cada centímetro é válido
Armários nas quinas que vão até o teto ou prateleiras nos cantos podem ser uma boa pedida para armazenar esses itens, principalmente objetos de cozinha e limpeza. Além disso, no caso de imóveis que têm escadas, elas podem servir de gavetas embutidas e o vão também é um bom lugar para colocar prateleiras ou armários.

5- Móveis planejados e multiuso

Prefira móveis baixos e/ou vazados, assim você evita barreiras visuais no ambiente que podem diminuir a sensação de espaço, além disso opte por portas de correr e fuja de peças que ficam no meio do caminho, como mesas de centro, por exemplo. Torne os móveis planejados multiuso. Vale contratar uma empresa especializada para desenvolver um projeto único.

6- Valorize a iluminação
Aproveite ao máximo a iluminação natural com janelas grandes ou utilize cortinas ou persianas com cores mais claras. No caso do uso da luz artificial, prefira a indireta, isso porque a luz branca direta pode até ampliar um ambiente, mas por outro lado não o deixa nada aconchegante, por isso aposte em jogos de luz quentes que deem mais destaque a objetos ou cantos.

Vale aproveitar espaço com luminárias embutidas, que dão a possibilidade de combinações e efeitos em qualquer cômodo, isso porque as atuais lâmpadas de LED trazem versatilidade e o melhor de tudo, economia de energia.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade