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Por causas ambientais, países aumentam cotas de carros usados elétricos e híbridos

Japão, que lidera o mercado mundial de automóveis de segunda mão, viu a demanda por veículos desse tipo quase dobrar em 2018.

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Exportações de carros usados elétricos e híbridos do Japão estão crescendo no mundo, um reflexo do aumento da consciência ambiental em países emergentes, alertou no começo de novembro o governo do país asiático.

Um estudo do Center for Science and Environment (CSE) publicado em julho deste ano mostrou que os Estados Unidos, o Japão, e a União Europeia exportam veículos de segunda mão há anos para nações como Nigéria, na África, e Bangladesh, no Sudeste Asiático, aumentando as emissões de carbono nessas regiões enquanto, nos países ricos, os dados mostram melhoras na poluição proveniente de automóveis.

No entanto, a tendência apresenta um problema de reciclagem no Japão, já que os fluxos desse veículos para o exterior levam junto baterias de alto desempenho produzidas no país e que serviriam para equipar outros carros.

A ilha nipônica lidera o mercado mundial de automóveis usados, administrando as vendas e a logística por meio de um grande serviço de leilão online conduzido por empresas e órgãos estatais.

De acordo com um relatório recente do ministério da Economia, as exportações de carros usados elétricos entre janeiro e junho deste ano foram mais do que dobro das registradas no mesmo período do ano passado. As vendas de automóveis híbridos cresceram 36,4% no mesmo espaço de tempo, indo para 79,5 mil unidades.

Os maiores destinos de exportação de carros usados elétricos produzidos no Japão são a Nova Zelândia e a Rússia, enquanto o Sri Lanka e a Mongólia são os maiores compradores de veículos híbridos japoneses.

Na ilha asiática, os consumidores pagam taxas de reciclagem quando compram veículos novos, mas partes reutilizáveis e metais são coletados apenas quando são descartados. Por exemplo: baterias em veículos elétricos são recicladas como baterias recarregáveis, e metais raros são extraídos e recolocados em carros novos.

De acordo com o Japan Automobile Recycling Promotion Center, de qualquer forma, o número de carros elétricos descartados no país foi menor do que os que foram enviados para outros lugares do mundo.

O governo japonês estabeleceu como meta que todos os carros produzidos no país sejam elétricos até 2050. A importância de reciclar está aumentando à medida que os países intensificam seus direcionamentos para extrair metais raros usados com o objetivo de reutilizá-los em novas baterias. Contra esse contexto, o Japão já admite considerar outras formas de promover baterias recicláveis.