Acorda Cidade
Os agentes do Departamento de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente realizaram 2.447 blitz no ano de 2010, gerando 552 notificações e 148 autos de infração no combate a poluição sonora em Feira de Santana. Cerca de 2.809 ocorrências, referentes ao volume de som emitido por automóveis foram registradas na cidade.
Recentemente, a secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) notificou e advertiu a empresa Nextel Telecomunicação Ltda, por instalar uma torre de telefonia celular na Rua Ipuaçu, situada no bairro Campo Limpo, sem a devida licença ambiental, e por provocar poluição sonora.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Antonio Carlos Daltro Coelho, a fiscalização vai ser mantida normalmente durante todo ano. “As principais queixas registradas no ano anterior estão relacionadas ao volume do som alto em igrejas evangélicas e bares”, conta.
O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, informa que o volume do som permitido em automóveis é de 70 decibéis, durante o dia; e 60 decibéis durante a noite. “O cidadão que não obedecer à lei poderá receber uma multa, ter o veículo apreendido e posteriormente ser encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos”, informa.
A comunidade pode manter contato com estes órgãos para denunciar crimes ambientais provocados por casas de show, empresas e bares da cidade, além de veículos através do atendimento 24 horas pelo telefone (75) 3603-7304. As informações são da Secom