Eleições 2018

Com alto índice de estradas mal conservadas, Bahia sofre também com roubos de cargas

A menos de duas semanas das eleições, o tema da infraestrutura tem sido debatido frequentemente pelos presidenciáveis.

Com alto índice de estradas mal conservadas, Bahia sofre também com roubos de cargas Com alto índice de estradas mal conservadas, Bahia sofre também com roubos de cargas Com alto índice de estradas mal conservadas, Bahia sofre também com roubos de cargas Com alto índice de estradas mal conservadas, Bahia sofre também com roubos de cargas

A segurança nas estradas tem sido uma das maiores preocupações na Bahia. Nos últimos seis anos, o número de roubos a caminhões nas rodovias baianas aumentou 105%. Em 2011, os 215 assaltos nas estradas deram prejuízo de R$ 13 milhões. Já em 2016 foram 441 assaltos e o prejuízo mais que dobrou: dessa vez foram R$ 28 milhões. Um dos casos mais chocantes foi o de um motorista que teve os quatro dedos decepados por um assaltante. O crime foi no dia 26 de julho na BA-512, na altura de São Sebastião do Passé. A velocidade da via é de 80 km/h, mas por causa da quantidade de buracos, os motoristas chegam a trafegar a 30 km/h. Embora a maioria dos caminhões emita notas fiscais e não transporte dinheiro, o alto valor das cargas é um atrativo para bandidos. Saulo Pontes, superintendente do DNIT na Bahia, afirma que os órgãos do estado estudam centralizar o comércio em ferrovias, que são mais seguras. “Essas rotas da mineração estão na nossa prioridade, principalmente a parte de grãos e minérios. Por isso que tá sendo incrementada a Fiol, Ferrovia de Integração Leste Oeste, que vai servir de escoamento da mineração.” A menos de duas semanas das eleições, o tema da infraestrutura tem sido debatido frequentemente pelos presidenciáveis. O candidato à presidência pelo MDB, Henrique Meirelles, por exemplo, é um dos que defende a criação de mais ferrovias. “É fundamental nós transformarmos o Brasil em um canteiro de obras. De maneira a que o agronegócio possa ter um transporte mais rápido e de menor custo. E ao mesmo tempo, não usar somente as estradas, mas as ferrovias, que tem um sistema mais eficiente para transportar grandes quantidades. E temos que explorar a grande vantagem do Brasil, que é a hidrovia, que é sistema mais barato que existe de transporte”. De acordo com os dados da Pesquisa Rodovias, da Confederação Nacional dos Transportes, a Bahia tem 64,8% de estradas de regulares a péssimas, e só 35,2% de estradas boas ou ótimas. Quase 50% dos trechos que não foram privatizados têm pavimentação entre regular e péssima.

Dilton e Feito

Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalística. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veículos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.

Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalística. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veículos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.