Educação

Professor deve estimular crianças a se expressarem

O tema marcou o encontro de formação dos professores do Grupo 5, que atuam nas salas de aula da Rede Municipal de Ensino.

Acorda Cidade

As crianças na faixa etária dos cinco anos devem ter acesso a diversas formas de expressão e até mesmo linguagens, como o teatro, dança, música ou suas brincadeiras. De acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), documento normativo que orienta a aprendizagem dos alunos, este acesso permite um melhor desenvolvimento durante a infância.

O tema marcou o encontro de formação dos professores do Grupo 5, que atuam nas salas de aula da Rede Municipal de Ensino, com as crianças de cinco anos. Durante o evento, os profissionais discutem os objetivos da aprendizagem da Proposta Curricular de Educação de Feira de Santana. A abertura da formação aconteceu na sede da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, situada à avenida Senhor dos Passos, na segunda-feira (16).

Os professores debateram o campo de experiência relacionado ao “corpo, gestos e movimentos”, segundo o qual, as crianças precisam ainda conhecer suas características físicas, seus gostos, interesses, suas sensações e frustrações.

Todo tipo de movimento deve ser estimulado

“A BNCC traz um novo olhar para o professor. Neste encontro, tentamos passar esse olhar interdisciplinar aos professores. Todo tipo de movimento deve ser observado e estimulado, não apenas se tratando de brincadeiras. Devemos enxergar o movimento da mesma forma que lidamos com a matemática e outras disciplinas”, explica a professora Elisa Carneiro, integrante da equipe técnica da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação.

Até a próxima sexta-feira (20), dia de encerramento do ciclo de encontros, os professores de todos os grupos da Educação Infantil vão participar da formação.