Feira de Santana

Chuvas constantes e baixas temperaturas marcam inverno deste ano

Rosângela acredita que as temperaturas mínimas e máximas serão mais baixas neste inverno.

Daniela Cardoso 

Com temperaturas mais baixas e inversões térmicas que causam nevoeiro e neblinas no período da manhã, o inverno começou oficialmente no dia 21 de junho e se estende até o dia 22 de setembro, quando tem início a primavera. Rosângela Leal, da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), afirmou que este ano o inverno em Feira de Santana está com as chuvas um pouco acima da média.

“Já vamos atingir quase 100 milímetros de chuva. As chuvas são constantes e bem distribuídas. Acredito que esse inverno vai manter esse ritmo chuvoso. As temperaturas estão baixas e ainda estamos no início de julho. Já atingimos a mínima de 13.8 graus no mês de junho, imagina quando chegar agosto, que é o mês que costuma ser mais frio”, observou.

Rosângela acredita que as temperaturas mínimas e máximas serão mais baixas neste inverno. Segundo ela, durante o dia, com as constantes chuvas, a temperatura não está subindo muito, ficando em torno de 23 graus, diferente do que ocorreu no inverno passado.

“Ano passado tivemos temperaturas em torno de 16 graus, mas com os dias quentes. Já esse ano o tempo está constantemente encoberto, com chuva constante, o que deixa os dias frios. Estamos muito felizes, pois acreditamos que será um ano de muita fartura para a região”, afirmou.

Rosângela destacou ainda que geralmente a temperatura mais baixa é registrada durante a madrugada e com a diferença de umidade ela não é tão perceptível. Segundo ela, as temperaturas podem ficar mais baixas no mês de agosto.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.