Feira de Santana

Pena para médico denunciado por cobrar para fazer cirurgias do SUS pode chegar a 16 anos de prisão

O MP já estava acompanhando uma série de denúncias relacionadas à Casa de Saúde Santana.

12/06/2018 às 17h40, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Um médico que trabalhava como ortopedista conveniado do Sistema Único de Saúde (SUS) na Casa de Saúde Santana, em Feira de Santana, foi denunciado na segunda-feira (11) pelo Ministério Público Estadual (MPE). Segundo o órgão, ele estaria cobrando de pacientes que usavam o serviço público de saúde, pagamentos de valores pela realização de procedimentos cirúrgicos e ortopédicos.

Promotor Tiago Quadros (Foto: Ed Santos/Acorda Cidade)

O promotor de justiça Tiago Quadros explicou à reportagem do Acorda Cidade como o crime foi descoberto e segundo ele, o MP já estava acompanhando uma série de denúncias relacionadas à Casa de Saúde Santana.

“Recebemos denúncias de que pacientes do SUS estavam sendo submetidos a cobranças de taxas e valores para realização de consultas e procedimentos. Esse material todo foi reunido em um inquérito e inclusive gerou termo de ajustamento para que fosse evidenciada a proibição de cobrança naquela unidade já que isso era recorrente. No bojo dessas denúncias foi apontado um profissional de saúde específico. Pacientes que se submeteram a fila do SUS aguardaram e foram surpreendidos no momento do atendimento com o que era apresentado como uma taxa simbólica para a realização de procedimentos ortopédicos. Esses pacientes surpresos com a notícia, procuraram o Ministério Público (MP) e denunciaram”, relatou.

O promotor disse que os pacientes informaram que as taxas cobradas pelo médico variavam de preço e tinham valores inferiores ao que são praticados no âmbito privado. Ele salientou que todas as informações prestadas pelos pacientes foram reunidas pelo MP e a denúncia foi apresentada. O juiz deverá avaliar todos esses argumentos e assim decidir pelo recebimento da denúncia. Caso haja o recebimento, o médico terá a oportunidade se de defender, apresentar testemunhas e na instrução contrariar os argumentos do MP.

“A conduta de cobrar para fazer o que é a sua obrigação tem uma pena de 2 a 8 anos, como são duas condutas de médico e servidor público.  Como são duas condutas, seriam 2 a 8 vezes, duas vezes”, comentou.

Tiago Quadros observou que chegam ao MP vários relatos em relação a unidades de saúde pública que cobram por procedimentos. No entanto, a dificuldade do órgão é reunir elementos a ponto de oferecer uma denúncia. Ele disse que qualquer pessoa que seja usuária da rede pública que se sentir vítima da mesma circunstância e tiver elementos que indicam que foi submetida a cobrança por um procedimento do SUS, pode formular uma representação escrita ou buscar atendimento no MP. Será feito um termo e assim haverá a continuidade da investigação.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

dia das mães

Centro comercial

Presidente do Sindicato do Comércio diz que horário especial para o Dia das Mães ainda não está definido

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio, o Feiraguay já confirmou o horário especial. Restam as lojas do centro comercial....

29/04/2024 às 22h53

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Feira de Santana

Católicos iniciam festividades do Dia de Nossa Senhora de Fátima

Nesta terça-feira, dia 30, iniciam as missas e durante esse período festivo estão programadas diversas atividades religiosas.

29/04/2024 às 22h03

Amfa - Associação de Mães e Filhos Autistas

Abril Azul

Associação presta serviço com multiprofissionais para crianças autistas em Feira de Santana

No mês da Campanha Abril Azul, o Acorda Cidade conversou com os especialistas, mães e pessoas que fazem a organização. ...

29/04/2024 às 20h39

menino vende sequilhos para comprar bicicleta

Feira de Santana

Garotinho de 9 anos, do distrito da Matinha, vende sequilhos para comprar bicicleta

Atualmente, Hebert vende sequilhos a pronta entrega e também recebe encomendas, com o objetivo de realizar os sonhos.

29/04/2024 às 20h26

Velório

Luto

Sob forte comoção, vítimas de trágico acidente em Ribeira do Pombal são veladas em Feira de Santana

As vítimas retornavam de um evento de motocicletas que aconteceu neste final de semana na cidade de Paulo Afonso.

29/04/2024 às 18h00

O livro dos espíritos

Feira de Santana

Câmara promove solenidade em homenagem ao Dia Municipal do Livro dos Espíritos, nesta terça (30)

O evento contará com palestras de representantes que farão exposição sobre os aspectos que formam o Espiritismo.

29/04/2024 às 15h59

image

Rádio acorda cidade