Economia

Empréstimo online é seguro? Veja dicas para solicitar seu empréstimo

A resposta é sim, mas é preciso tomar alguns cuidados específicos para evitar golpes e fraudes.

Acorda Cidade

A solicitação de crédito pessoal tem se tornado uma alternativa bastante presente no dia a dia do brasileiro, seja para a quitação de dívidas, para organizar as contas, para despesas médicas extraordinárias, para viagens, reformas, investimento em educação, ou outras necessidades pontuais.

Mas afinal, pedir empréstimo online é seguro? A resposta é sim, mas é preciso tomar alguns cuidados específicos para evitar golpes e fraudes. Confira como se proteger e garantir um empréstimo seguro!

Solicite crédito em empresas reconhecidas

No intuito de escapar da burocracia no momento de solicitar o empréstimo, algumas pessoas podem evitar buscar empresas conhecidas e de relevância no mercado e optar por outras, menores e desconhecidas. Isso pode ser perigoso e resultar em ciladas! Busque apenas sites realmente confiáveis e seguros – fazer uma pesquisa na internet sobre a reputação da empresa pode ser uma boa opção, por exemplo ver o ReclameAqui da companhia de empréstimo.

Peça somente o valor necessário

Apesar da facilidade em obter o empréstimo online, é preciso ficar atento ao montante solicitado, evitando um endividamento maior do que o necessário. Fique atento também ao valor e quantidade das parcelas, planejando o empréstimo de forma que ele caiba no orçamento mensal.

E desconfie de empresas que liberam valores muito altos sem uma análise de crédito. Empresas sérias fazem uma análise baseada no risco de inadimplência da pessoa que solicita o crédito.

Nunca pague taxas antecipadas ou entradas

Pedir sinal de empréstimo ou pagamento de taxas antecipadas é crime, segundo o Banco Central do Brasil. Portanto, se alguma empresa que você pedir empréstimo online solicitar alguma garantia em dinheiro, desista na hora!

Verifique os dados da empresa

Consulte o CNPJ da empresa no site da Receita Federal e verifique se o número corresponde. Jamais aceite empréstimos concedidos por pessoas físicas, pois as financeiras devem ter, indispensavelmente, o registro de pessoa jurídica. Se o CNPJ não for fornecido, há grandes chances de ser uma fraude.

O mesmo vale para o endereço: é preciso que a empresa tenha um escritório físico. Se não aparecer no site, jogue na internet o nome da financeira e tente ver se há um endereço vinculado a ela. Caso não haja, desconfie.