Economia

Padarias: setor apresenta aquecimento e crescimento no Brasil

O Brasil tem atualmente cerca de 70 mil padarias e confeitarias, e esse número tende a aumentar com o crescimento do mercado.

Acorda Cidade

Dados da Associação Brasileira da Indústria da Panificação – Abip em parceria com o Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria – ITPC confirmam: após quatro anos consecutivos de quedas no faturamento, o setor de panificação tomou fôlego e voltou a crescer em 2017.

A pesquisa, realizada com aproximadamente 400 estabelecimentos de 19 estados do país, mostrou que o setor faturou R$ 90,3 bilhões em 2017, um crescimento de 3,2% em comparação a 2016. 57% das padarias ouvidas relataram um aumento no fluxo de clientes, e 65% também observaram o aumento do tíquete médio. 

O Brasil tem atualmente cerca de 70 mil padarias e confeitarias, e esse número tende a aumentar com o crescimento do mercado. São mais de 800 mil empregos diretos no setor, além de mais de 1,8 milhão de ocupações indiretas.

Para quem deseja abrir uma padaria

Para quem pensa em empreender no ramo da panificação, algumas dicas são muito importantes:

Planejamento é essencial. Planilhar tudo que pretende fazer no novo negócio, da locação do espaço à compra de itens, do pagamento de funcionários ao pagamento de fornecedores, é de suma importância.

Defina o tipo de negócio: você deseja abrir uma confeitaria, uma boutique de pães, uma padaria simples, uma padaria que também possui espaço para lanches e reuniões, uma conveniência? Decidir o modelo de negócio é primordial para todos os passos seguintes.

Dê atenção total à regularização do negócio. Inicialmente a burocracia pode parecer cansativa, mas garantir que tudo esteja dentro da lei é indispensável para que o empreendimento funcione a contento.

A estrutura deve ser pensada nos mínimos detalhes, do gás para padaria a ser utilizado no seu novo negócio aos equipamentos e mobiliário.

Invista no treinamento dos colaboradores. Funcionários bem preparados são o principal elo entre os clientes e seu negócio.

Atente-se ao ponto escolhido. Ele deve suprir uma necessidade da região, estar em um local de acesso interessante para o entorno, e proporcionar um diferencial que atraia e retenha os clientes.