Acorda Cidade
Oficialmente, a Zona Tampão está extinta na Bahia. A Instrução Normativa 45 do Ministério da Agricultura, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (28), torna a pecuária baiana mais justa e igualitária nos municípios de Casa Nova, Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Buritirama, Mansidão, Santa Rita de Cássia, Formosa do Rio Preto. A partir de agora, cerca de 10 mil criadores, com um rebanho de aproximadamente 255 mil cabeças, passam a integrar a comercialização e o trânsito de animais em todo o estado.
A Bahia é detentora do maior rebanho bovino da região Nordeste e tem apresentado, nos últimos anos, uma estabilidade sanitária referenciada nacionalmente, apontando para o fortalecimento da defesa agropecuária baiana.
Segundo a diretoria geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, os índices de imunização contra a febre aftosa nos municípios componentes da Zona Tampão comprovam a evolução da qualidade e da consciência do criador quanto à necessidade de vacinar os animais.
Na primeira etapa da campanha contra a doença, em maio deste ano, a região da Zona Tampão imunizou 98,77% do rebanho, ficando acima da média estadual.
Zona Tampão
Uma área de 58.201 quilômetros quadrados. Assim era a Zona Tampão no estado da Bahia, que compreendia uma área de situada na região norte. Ela foi estabelecida pelo Mapa como uma área de proteção para impedir a entrada de animais com possibilidade de estarem infectados pelo vírus da aftosa, uma vez que a Bahia faz divisa com estados que tinham risco de infecção desconhecido.
O rebanho local possui uma população de 255 mil bovinos, 600 mil caprinos e 240 mil ovinos. Em nível de serviços de atenção veterinária há duas gerências técnicas, oito escritórios de atendimento à comunidade, oito barreiras fixas e diversas móveis, com efetivo de 64 auxiliares de fiscalização, 17 auxiliares administrativos e nove médicos veterinários.
A manutenção da Zona Tampão provocava entraves significativos no desenvolvimento das cadeias produtivas, inviabilizando a qualidade e a conformidade dos rebanhos e produtos deles gerados.