Micareta 2018

Secretaria de Saúde disponibiliza 500 profissionais para atuar na Micareta

A secretaria vai dar orientações e distribuir panfletos no circuito do evento, dentre outras ações.

Laiane Cruz

O posto fixo da Secretaria de Saúde já está instalado no Circuito Maneca Ferreira, da Micareta de Feira 2018, e começa a funcionar a partir das 19h desta quinta-feira (19). Serão 500 profissionais atuando durante os quatro dias de festa.

“Somente do Samu ( Serviço de Atendimento Médico de Saúde), são 200 profissionais, entre condutores, enfermeiros, técnicos, além dos agentes comunitários e de endemias, entre outros profissionais que compõem a equipe”, informou a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas.

De acordo com ela, a secretaria vai dar orientações e distribuir panfletos no circuito do evento. “Pessoas com tosses, espirrando, evitem ficar muito próximas. Estamos também com dispensadores de álcool gel tanto nas policlínicas como no posto fixo, e toda a equipe está preparada para orientar essa prevenção”, orientou Denise Mascarenhas.

Ela salienta que neste período há proliferação de diversos vírus gripais, entre os quais está o vírus da gripe H1N1, e a micareta é uma festa que atrai pessoas de vários lugares, até de outros estados.

“Estamos em alerta em todo o país. É multidão, e há pessoas que vêm de vários lugares e poderão vir com esse vírus e ampliar. Mas nem todas as síndromes gripais são do H1N1. Procurem as unidades de saúde para fazer testes e avaliações, pois estamos num momento sazonal onde existe esse vírus gripal, que todos estão suscetíveis, que já vêm do Carnaval e pode aumentar durante a Micareta”, ressaltou a secretária.

Campanha de vacinação

A secretária Denise Mascarenhas informou ainda que a vacina contra o vírus da gripe H1N1 estará disponível nos postos de saúde do município a partir da próxima segunda-feira (23), quando começa a campanha para os grupos prioritários.

Devem se vacinar durante a campanha, idosos com 60 anos ou mais; crianças com idade entre seis meses e cinco anos; gestantes e puérperas (até 45 anos dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.