Acorda Cidade
O Afoxé Toriefan também não participará do desfile da Micareta 2018, assim como o Pomba de Malê. O grupo também divulgou uma carta aberta, criticando o tratamento do poder público dado as entidades afro de Feira de Santana e disse que considera o horário disponibilizado para os desfiles um desrespeito. Leia abaixo a carta na íntegra:
Carta Aberta do Afoxé Toriefan
O Afoxé Toriefan foi fundado em 06/11/1983, tem tradição em desfiles nas Micaretas de Feira de Santana, passou por uma eleição recente e mudança de estatuto com vistas a atender as novas exigências do Novo Marco Regulatório para entidades da sociedade civil, a nova diretoria eleita em 06 de janeiro de 2018, vem a público prestar homenagem ao Afoxé Pomba de Malê pela posição de não participar da Micareta 2018 e se juntar a esse posicionamento.
Não podemos achar que por sermos entidades sem recursos financeiros, tenham direito de nos humilhar em praça pública, nos colocando para participar de um desfile com a presença apenas do pessoal de limpeza do circuito, vale ressaltar que temos todo respeito ao pessoal que presta serviços de apoio na festa. Se não havia alguma dúvida do tratamento dado ao desfile das entidades afro de Feira de Santana agora já não existe.
O horário ofertado para o desfile de algumas agremiações que buscam o patrocínio do Projeto Ouro Negro da Secult/Ba, é de um descaso escancarado. Nós não receberíamos a cota do Ouro Negro em 2018, pois, apesar de sermos um Movimento Cultural de quase 35 anos, retomamos os desfiles recentemente e com o desfile desse ano nos habilitaríamos para pleitear em 2019 o patrocínio, mas nestas circunstâncias, preferimos ficar de fora e só em 2021 poderemos pleitear o acesso ao Projeto Ouro Negro, assim foi decidido em reunião de Diretoria Executiva com apoio de todos os seus membros.
Estamos irmanados com o Pomba de Malê em busca de respeito a cultura do povo negro e não concordamos com o horário e espaço dado as entidades, achamos que o caminho certo seria todas as agremiações não participarem da Micareta, mas cada uma tem seu posicionamento que respeitamos. E, principalmente as necessidades de cada organização, porém, acreditamos que para o fortalecimento de nossas instituições devemos ter mais união para buscar as soluções nos momentos mais difíceis, como também, nos momentos de júbilos.
A todos desejamos uma boa Micareta. Muita paz, mesmo sem a presença da totalidade das entidades culturais afro de Feira de Santana, desejamos de igual forma a todas as instituições que não irão participar da Micareta muita força para enfrentar a luta de sobreviver sem apoio. Acreditamos que juntos seremos mais fortes.
17 de abril de 2018
Diretoria do Afoxé Toriefan