Concursos

Uefs tem 1,9 mil inscritos no concurso para professor

O concurso vai contar com três etapas para a seleção de professores: prova escrita, prova didática e prova de títulos.

Uefs tem 1,9 mil inscritos no concurso para professor Uefs tem 1,9 mil inscritos no concurso para professor Uefs tem 1,9 mil inscritos no concurso para professor Uefs tem 1,9 mil inscritos no concurso para professor

Acorda Cidade

O concurso para professor auxiliar e assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) vai contar com quase dois mil inscritos. A Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) da instituição contabilizou, no total, 1.947 candidatos que vão disputar 63 vagas distribuídas por quatro editais. O período de inscrição se estendeu de 19 de fevereiro a 20 de março e, no momento, os departamentos estão realizando a homologação das candidaturas, cujo resultado deve ser publicado, em breve, no Diário Oficial e no Site do Concurso: http://csa.uefs.br/index.php/professor181/inicial.

Os departamentos com o maior número de inscritos são o de Ciências Biológicas (DCBIO), com 483 inscrições e o de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF), com 412 inscritos. A menor concorrência foi registrada nos departamentos de Física (DFIS), com 55 inscritos e de Tecnologia (DTEC), com 65 candidatos.

As disciplinas que contam com maior concorrência são Anatomia Humana/Fisiologia Humana (DBIO) com 134 concorrentes; e Bases Teóricas e Metodológicas para o Cuidar em Enfermagem, do Departamento de Saúde (DSAU), com 93 candidatos por vaga. As menores concorrências foram registradas em Medicina da Família e Comunidade (DSAU), com cinco candidatos por vaga e Cirurgia Geral (DSAU) e Topografia, Cartografia e Geoprocessamento (DTEC), com oito candidatos por vaga.

O calendário prevê que, depois de realizada e publicada a homologação dos candidatos inscritos, começa o período de provas, que vai se estender de 24 de abril a 26 de maio. A definição das bancas examinadoras e as datas das provas estão sendo definidas pelos departamentos e deverão ser disponibilizadas no Site do Concurso.

O concurso vai contar com três etapas para a seleção de professores: prova escrita, prova didática e prova de títulos. Além da Bahia, inscreveram-se candidatos de diversos estados do Brasil e também estrangeiros. Em número de candidatos, esse é o maior concurso para professor já realizado pela Uefs.

Para o reitor da Instituição, professor doutor Evandro do Nascimento, o número elevado de inscritos reflete o fato da Universidade ser vista como destaque em várias áreas de conhecimento. “Isso significa que vamos atrair profissionais com alto grau de qualificação técnica, o que é muito bom para a Uefs”, ressalta.

Sobre a concorrência elevada, o reitor observa que, na última década, houve a formação de um número expressivo de profissionais na pós-graduação no país e que é natural que essas pessoas busquem oportunidades de trabalho no meio acadêmico.