Política

Senadores pressionam por prisão em segunda instância

De acordo com o senador Lasier Martins, uma decisão favorável a Lula vai abrir precedente para que outros presos possam ser beneficiados pela decisão.

Cintia Moreira

Vinte senadores entregaram, ontem (3), uma carta ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça, pedindo que a Corte mantenha a decisão de executar pena de condenados pela segunda instância da Justiça.

A carta foi escrita pelo senador Lasier Martins, do PSD do Rio Grande do Sul. De acordo com o parlamentar, uma decisão favorável a Lula vai abrir precedente para que outros presos possam ser beneficiados pela decisão.

Na segunda-feira (2), a defesa do ex-presidente entregou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer do jurista José Afonso da Silva contra a prisão de condenados criminalmente após o fim de todos os recursos na segunda instância da Justiça.

No entendimento da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o princípio da presunção de inocência é garantia importante em todos os países. Porém, na visão da PGR, a execução de uma pena após quatro instâncias é exagero que "aniquila o sistema de justiça" porque "uma Justiça que tarda, é uma Justiça que falha".