Andréa Trindade
Quem nunca gostou de efetuar uma compra, principalmente no final de ano e depois ficar sabendo que está concorrendo a eletrodomésticos, brindes ou um carro de luxo? Agora, os consumidores de Feira de Santana que quiserem concorrer a prêmios promovidos pelo comércio terá que aguardar campanhas de lojas de maneira individual ou ir para cidades menores.
É que a associação Comercial de Feira de Santana não terá mais campanha natalina para sortear prêmios aos consumidores neste final de ano. De acordo com o presidente da Associação Comercial, Armando Sampaio, não se justifica mais esse tipo de campanha em uma cidade com o porte de Feira de Santana, considerando a complexidade de coordenar um sorteio com grande dimensão.
O Boulevard Shopping de Feira também não realizou sorteios neste ano e desde o inicio da nova gestão na Associação Comercial, em 2009, não houve campanhas neste sentido no período de final de ano.
“Não temos queixa de vendas e a falta desta campanha não irá interferi no comércio. O custo da mídia em Feira de Santana, já não comporta esse tipo de realização. E na minha gestão ela não será feita,” afirmou o presidente explicando que geralmente as cidades menores como Santo Antônio de Jesus, têm condições de realizar sorteios de prêmios no comércio.
Mesmo reconhecendo que essas campanhas aquecem as venda, Armando Sampaio explicou que elas são mais adequadas para uma única empresa, um grupo de empresas ou shoppings. Associação Comercial da Bahia e a Câmara dos Dirigentes Lojista de Salvador (CDL) também não realizam mais sorteios porque entraram no consenso de que devem ser restrito a cidades pequenas, onde a divulgação torna-se mais simples e ampla, além disso, a coordenação é menos complexa.
Divulgação do comercio de Feira
Ele informou que discutirá com patrocinadoras da área privada, junto aos cartões de crédito e do poder publico nacional a possibilidade de produzir campanhas para divulgar o comercio de Feira de Santana. Ele ressalta que essa campanha deverá ser voltada para divulgação mais nas cidades periféricas do que na própria cidade visando atrair pessoas de fora.
Viviane Freire, superintendente do Boulevard Shopping de Feira, que também não fez campanha para sortear prêmios em Feira este ano, informou que a os shoppings de Salvador realizaram sorteios de carros de luxo.Ela explicou que estes estabelecimentos comerciais são motivados a fazer esse tipo de campanha por causa concorrência.
Já o empresário Roberto Carlos, da JR Confecções qualquer premiação feita aos clientes é válida e discorda da decisão da Associação Comercial. Ele observou que falta investimentos no comércio principalmente em relação a estacionamento. (Com informações do repórter Paulo José, do programa Acorda Cidade).