Feira de Santana

Pistas reversíveis da trincheira da João Durval terão sinalização eletrônica

Controle será feito através do sistema flexa/cruz.

Laiane Cruz

Com a inauguração marcada para acontecer na próxima segunda-feira (19), a trincheira da Avenida João Durval, no cruzamento com a Avenida Presidente Dutra, contará com sinalização eletrônica para orientar os motoristas sobre os sentidos das faixas, que serão reversíveis.

(Foto: Paulo José/ Acorda Cidade)

Conforme divulgado pela prefeitura, no horário das 6h às 13h, haverá duas faixas com sentido Tomba – João Durval e uma no sentido João Durval Tomba, e das 13h às 6h, os sentidos das faixas se invertem.

(Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade)

“Esse controle será feito através do sistema flexa/cruz, com controladores eletrônicos. Também haverá um nobreak, pois se houver uma queda na parte de cima da João Durval ou Presidente, Dutra essa sinalização será mantida e haverá um tempo de transição, em que vai aparecer na sinalização a setinha amarela indicando a faixa que o motorista deve se dirigir, durante cinco minutos, e depois terá mais cinco minutos para que a mudança ocorra, tudo com a sinalização funcionando em sintonia com os balizadores que a SMT vai colocar nestes momentos, através dos seus prepostos”, explicou o superintendente de trânsito, Maurício Carvalho, em entrevista ao Acorda Cidade.

Assim como em outras partes da cidade, caminhões não poderão circular pela trincheira da João Durval, obedecendo à legislação, que limita o tráfego desses veículos em determinadas vias.

(Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade)

“Caminhões não serão permitidos e serão notificados através do sistema de fotossensores e das câmeras de videomonitoramento. Então isso não é uma situação pelo túnel, é uma legislação que ocorre em outras partes da cidade.”

Ainda de acordo com Maurício Carvalho, a orientação sobre o trânsito na trincheira está sendo feita através das emissoras de rádio, televisão, jornal e redes sociais. Segundo ele, após a inauguração, haverá um tempo para ajustes.

“Após passarmos por esse primeiro momento, que é natural de ajustes, vamos ver como o tráfego vai reagir, vamos fazer uma contagem do tráfego para sabermos como está reagindo e à medida que se fizer necessário vamos pontuando e ajustando todas as situações. A SMT com as demais secretarias envolvidas neste processo dará o tempo necessário para que a população se ajuste.”

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Leia também: Com pista reversível, trincheira da João Durval com a Presidente Dutra será inaugurada segunda