Laiane Cruz
Foi realizado na manhã desta segunda-feira (12) o ato de desligamento definitivo do transmissor AM (Amplitude Mondulada) da Rádio Sociedade de Feira de Santana 970, que passou a se chamar Rádio Sociedade News e agora opera apenas na frequência 102.1 da FM e pela internet.
A cerimônia ocorreu no parque de transmissores da rádio, situado no bairro Parque Lagoa Subaé. O ato encerrou o processo de migração da Rádio Sociedade, que pertence à Fundação Santo Antônio dos Frades Capuchinhos.
No dia 22 de janeiro de 2018, a migração foi consolidada e a rádio entrou no ar pela primeira vez na FM em fase de teste, de forma simultânea a transmissão da AM. Durante 50 dias, a emissora operou nas duas frequências até o desligamento definitivo.
O superintendente da Rádio Sociedade News, Frei Vandeí Santana, ressaltou que o sentimento atual é de gratidão. “Não carrego em mim um sentimento de saudosismo, porque cheguei agora, mas não me torno indiferente à história da Rádio Sociedade. O que digo é que valorizando a história da rádio é que a gente decidiu dar esse salto de qualidade. Fizemos isso porque temos a melhor equipe, a melhor programação e, sobretudo, os melhores ouvintes”, afirmou.
Ele afirmou que para os ouvintes a mudança significa uma melhoria no sentido de acompanhar a evolução. “Eles são de fato amantes da rádio e vão amar também a nova programação.”
O radialista Tanúrio Brito declarou que a migração foi um salto para futuro e em qualidade. “Ainda estamos ajustando a questão da equalização do som, a parte de microfones e aos poucos a gente vai chegando aos 100%.”
Para Tanúrio Brito, com a melhoria na qualidade e facilidade de integração com as plataformas digitais, a Rádio Sociedade News irá atrair ainda mais jovens. “As novas gerações estão mais sintonizadas na FM do que na AM, e as fábricas estão investindo em rádios nos aparelhos celulares. A FM é mais fácil de sintonizar em tablets e celulares”, avalia.
Ele ainda aconselhou aos jovens comunicadores que amem o rádio. “O rádio pode mudar a vida de muita gente pra melhor. Sem comunicação as coisas não se realizam.”
O Frei José Monteiro Sobrinho, que já atuou como diretor da rádio e iniciou o processo de documentação para o processo de migração junto ao Ministério das Comunicações, avaliou o momento como de saudade, porém também de modernidade e progresso.
“Quem parar, desaparecerá, com certeza, sobretudo do ponto de vista tecnológico, isso aí é fato. Contudo, o passado tem o charme e o seu valor. Não acredito que tudo que tenha sido feito nas ondas médias tenha se perdido ou venha a se perder.”
O radialista Silvério Silva também se emocionou durante o ato de desligamento dos transmissores e lembrou dos 36 anos em que participou da programação da Rádio Sociedade.
“Estou emocionado nesse dia histórico, que marca a vida da Rádio Sociedade, porque hoje chegam ao final as transmissões através da AM. A Rádio Sociedade nos deixa muitas saudades, foi onde levei muitas mensagens durante 36 anos, mas a gente sabe que é como uma família que muda de endereço, mas muda para melhor.”
O radialista Dilton Coutinho, que fez a transmissão ao vivo do desligamento da frequência de amplitude modulada, ponderou que a cerimônia emocionou a todos, que assim como ele, participaram da boa fase do rádio AM.
“Foi um ciclo muito bom que vivemos, mas a gente precisa se adaptar às novas tecnologias. Não perderemos o alcance, porque hoje existem as redes sociais, as plataformas, o celular, então hoje estamos vivendo esse momento emocionante, mas com certeza será uma melhor qualidade de áudio para que a gente possa servir melhor o nosso público ouvinte.”
O técnico da Rádio Sociedade, James Nassif, informou que a migração veio para melhorar o som, que a partir de agora será transmitido em stereo. “O que estava acontecendo é que o rádio AM está sofrendo com a interferência de muitos equipamentos, luzes, lâmpadas eletrônicas e transformadores de alta tensão.”
Leia também:
Rádio Sociedade de Feira oficializa migração para a faixa de FM
Rádio Sociedade News começa a operar em FM; entenda as mudanças
Ministério das Comunicações aprova migração da Rádio Sociedade de Feira para FM
Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.