Williany Brito
Os alunos da rede estadual de educação da Bahia têm até o dia 30 de dezembro para realizar a renovação da matrícula na escola. Somente em Feira de Santana e região, são mais de 114 mil estudantes da rede que devem comparecer as suas respectivas escolas para realizar o processo de matrícula.
Se a renovação não for efetivada até a data estipulada no calendário da Secretaria de Educação do Estado, o estudante terá sua matrícula cancelada. Caso passe o período, o aluno não tem mais a sua vaga garantida na escola que estudou em 2010 e vai precisar realizar a matrícula nos dias 20 e 21 de janeiro juntamente com os estudantes que desejam efetuar transferência de escola.
“Vamos fazer essa renovação da matrícula e, logo em sequência, daremos início ao processo de transferência e inclusão dos novos alunos, como foi estabelecido pela Secretaria de Educação”, salienta Eutímio Almeida, diretor da Direc 2, de Feira de Santana.
Novos alunos
De acordo com o diretor da Direc, o calendário prossegue até o final do mês de janeiro, quando se inicia a matrícula para novos alunos. Nos dias 18 e 19 de janeiro, acontece a matrícula para alunos que concluíram a 4ª e a 8ª série na rede municipal ou estadual, cujas unidades de ensino não oferecem a série subsequente.
Nos dias 24 e 25 de janeiro, acontece a matrícula de novos alunos para ensino fundamental, enquanto que nos dias 26 e 27 de janeiro é o período destinado para o ensino médio. A novidade da Matrícula 2011 fica por conta da realização das matrículas em qualquer escola para alunos transferidos e novos estudantes.
“Dos 114 mil estudantes da rede, vários já estão em fase de processo de conclusão. Mas, outros darão início. A expectativa é que mais 120 mil sejam matriculados para o próximo ano letivo”, disse o diretor Eutímio.
Documentos necessários para matrícula
Para efetivar a matrícula 2011 dos novos alunos são necessários os seguintes documentos: original do Histórico Escolar ou atestado de escolaridade; original e cópia da Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade para fins de conferência; original e cópia do comprovante de residência; carteira do SalvadorCard para escolas do município de Salvador e duas fotos 3 x 4 recentes. Para a Educação Profissional, é exigido, ainda, original e cópia do CPF.
As aulas serão iniciadas no dia 7 de fevereiro. (As informações são do repórter Paulo José, do programa Acorda Cidade)