Acorda Cidade
De 06 a 09 de março, o Cineclube Mário Gusmão realiza a Mostra Performance Negra, na cidade de Cachoeira – Recôncavo Baiano. Artistas como Grande Otelo, Léa Garcia, Mário Gusmão, Ruth de Souza, Zezé Motta e Zózimo Bulbul compõem o elenco da Mostra, que pretende lançar olhar sobre a presença dos atores e atrizes negras nos filmes, bem como pensar suas trajetórias, para interpretar e reexaminar a cinematografia brasileira.
Serão exibidos ao todo sete filmes, em cinco sessões seguidas de debate. A programação conta ainda com uma oficina intitulada A imagem como espaço cênico, que será ministrada pelas atrizes Arlete Dias e Valdinéia Soriano, integrantes do Bando de Teatro Olodum.
Um rasgo na imagem
Compõe a curadoria da Mostra Performance Negra um curto apanhado de filmes que vai do fim dos anos 50 ao começo dos anos 2000, perpassando diferentes momentos do Cinema Brasileiro e distintas formas de abordar e entender a questão racial no país. Fazendo da imagem o espaço de performance e do corpo instrumento de arte, esses atores e atrizes em destaque na programação, muitas vezes subvertem papeis estereotipados e mesmo, num processo de subjetivação, um gesto de libertação e construção de si, empenham uma transformação de um imaginário racista e da representação social do negro na sociedade brasileira, através da resistência da presença e força de atuação que precipita a realização e a recepção do próprio filme.
Apoio
O Cineclube Mário Gusmão é um projeto de pesquisa e extensão vinculado ao curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e conta com apoio financeiro do Governo do Estado através do Fundo de Cultura – Edital Setorial de Audiovisual 2016 da Funceb, em parceria com Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda do Estado.
Mostra Performance Negra no Cinema Brasileiro
Quando: De 06 a 09 de março
Onde: Cineteatro Cachoeirano e Largo da Aclamação
Quanto: inteiramente gratuita;
Mais informações: [email protected]
facebook.com/CineclubeMarioGusmao