Política

Prestes a ser julgado nesta quarta (24), Lula é réu em outros seis processos

O petista é acusado de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e obstrução de Justiça em investigações.

João Paulo Machado

Condenado, em primeira instância, a nove anos e seis meses de prisão na Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá sua apelação contra a sentença imposta por Sérgio Moro julgada nesta quarta-feira (24). No entanto, este é apenas um dos sete processos em que o ex-presidente é réu na Justiça brasileira.

Ao todo, o petista é acusado de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e obstrução de Justiça em investigações a respeito do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia, da sede Instituto Lula e da suposta compra do silêncio do ex-diretor da Petrobrás, Nestor Cerveró. Também existem processos a respeito da operação Zelotes, de empréstimos do BNDES e da compra de caças suecos por meio do governo.

As investigações têm sido uma pedra no caminho do ex-presidente que tem como meta voltar ao Palácio do Planalto em 2018. Isso porque, além do desgaste eleitoral, uma condenação em segunda instância poderia por fim ao plano do petista. De acordo com o último entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), condenados por decisão colegiada passam a ser enquadrados na Lei da Ficha Limpa, tornando-se inelegíveis para qualquer cargo público.