Feira de Santana

Prefeito autoriza obras de recuperação de lagoas do bairro Conceição

O secretário de Meio Ambiente do município, Sérgio Carneiro, informou que a prefeitura já recuperou nove lagoas em Feira de Santana.

Laiane Cruz

O prefeito José Ronaldo de Carvalho autorizou na manhã desta quarta-feira (27) as obras de recuperação das lagoas de Minas, Mirante e do Meio, situadas no bairro Conceição, em Feira de Santana. As três lagoas ganharão pista de cooper, ciclovia e alguns equipamentos, como bancos de alvenaria. Segundo a prefeitura, o investimento será de R$ 400 mil e as obras devem ser concluídas em três meses.

De acordo com o prefeito, o objetivo das obras é evitar invasões, por meio de construções irregulares. “É uma luta do dia a dia. Não são obras simples, em áreas degradadas, e temos que trabalhar com muito afinco, muito zelo, mas até o fim do verão devem estar concluídas”, afirmou.

O secretário de Meio Ambiente do município, Sérgio Carneiro, informou que a prefeitura já recuperou nove lagoas, que são a Fonte dos Milagres, na Gabriela, a de Alagoinha, no distrito de Tiquaruçú, a de Terra Dura, em Humildes; a do Parque Uniefs e a da Berreca, na Avenida Artemia Pires, além da lagoa Grande, no distrito de Maria Quitéria, e a do Subaé.

“Essas lagoas estão sendo feitas com recursos do Fundema (Fundo Municipal de Meio Ambiente), assim como a Lagoa do Subaé, cujas obras estão bem adiantadas, com a construção de um pista de cooper e uma ciclovia. E mediante um processo de licenciamento, nós condicionamos a licença do parque Uniefs, onde hoje é a faculdade Unef, à recuperação daquele pedaço da lagoa, onde vamos ter um espelho d’agua e as obras vão começar em janeiro. E nós licenciamos um conjunto da L. Marquezzo sob a condição de eles fazerem uma construção de um ciclovia e uma pista de cooper na Lagoa de Berreca, no final da Avenida Artêmia Pires”, informou Sérgio Carneiro.

O secretário destacou ainda que o processo de industrialização e a especulação imobiliária contribuíram com a ocupação irregular das lagoas. “Isso é um crime, de forma que o prefeito José Ronaldo lançou no dia 21 de setembro esse programa de preservação das nossas lagoas. As pessoas precisam entender que não é possível construir há 30 metros de lagoas, e as que estão fazendo estão praticando crime ambiental”.

Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.