TEMPERO

Ajinomoto comunica recall de dois produtos da linha Sazón

O recolhimento será exclusivo para os produtos com a divergência nas frases das embalagens externa e interna que, segundo informa a empresa, ocorreu "por falha humana.

Ajinomoto comunica recall de dois produtos da linha Sazón Ajinomoto comunica recall de dois produtos da linha Sazón Ajinomoto comunica recall de dois produtos da linha Sazón Ajinomoto comunica recall de dois produtos da linha Sazón

Acorda Cidade

A Ajinomoto comunicou nesta quarta-feira a retirada de lotes dos produtos Tempero Sazón e Caldo Sazón. De acordo com comunicado da empresa alimentícia, "alguns fornecedores deixaram de garantir a ausência de glúten em suas matérias-primas". Assim, a Ajinotomo decidiu alterar a frase indicativa de "Não Contém Glúten" para "Contém Glúten" impressa nas embalagens.

O recolhimento será exclusivo para os produtos com a divergência nas frases das embalagens externa e interna que, segundo informa a empresa, ocorreu "por falha humana. A Ajinomoto esclarece que ambos os produtos são naturalmente sem glúten.

Os produtos componentes da campanha de recolhimento são o Tempero Sazón (amarelo, branco, marrom, sabor do nordeste, salada, verde, vermelho) e Caldo Sazón (carne, caseiro, galinha, picanha).

Os consumidores que tiverem dúvidas a respeito do recall ou quiserem trocar o produto ou pedir o ressarcimento podem entrar em contato com o atendimento da Ajinomoto pelos seguintes canais: telefone (0800 704 9039), pelo site (www.ajinomoto.com.br) ou pelo e-mail ([email protected]).

O CDC (Código de Defesa do consumidor) determina que por se tratar de possibilidade de risco à saúde do consumidor, a empresa deve, além de recolher o produto do mercado, divulgar amplamente o ocorrido através da imprensa escrita, rádio e TV, conforme determina a legislação.

RECALL TEMPERO SAZÓN

Amarelo — lote inicial: L023298 lote final: L023299
Branco — lote inicial: L023284 lote final: L023285
Marrom — lote inicial: L023290 lote final: L023299
Sabor do Nordeste — lote inicial: L023288 lote final: L023296
Salada — lote inicial: L023278 lote final: L023282
Verde — lote inicial: L023299 lote final: L023299
Vermelho — lote inicial: L023292 lote final: L023299

RECALL CALDO SAZÓN

Carne — lote inicial: L023218 lote final: L023219
Caseiro — lote inicial: L023243 lote final: L023244
Galinha — lote inicial: L023225 lote final: L023225
Picanha — lote inicial: L023240 lote final: L023268

DOENÇA CELÍACA

O portador de doença celíaca é intolerante ao glúten por não conseguir metabolizar a proteína presente em grãos como o trigo, aveia, cevada e centeio.

Segundo nutricionistas, os equipamentos utilizados em produtos industrializados podem contaminar os alimentos, pois as indústrias usam os mesmos equipamentos para fazer vários produtos e acabam sobrando vestígios de substâncias. Assim, pode ocorrer a contaminação na etapa produtiva.

A lei nº 10.674/03 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determina que todos os alimentos industrializados deverão conter em seu rótulo e bula, obrigatoriamente, as inscrições "contém Glúten" ou "não contém Glúten", conforme o caso. (As informações são do Folha Online)