Feira de Santana

Comércio Mais Seguro: PM reforça policiamento para as compras de fim de ano

O lançamento da operação contou com a apresentação das condições de planejamento e execução das atividades de reforço policial na cidade.

Rachel Pinto

A Operação Comércio Mais Seguro foi lançada na tarde desta terça-feira (28), pela 64ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) na Praça Monsenhor Renato Galvão (Praça da Matriz), em Feira de Santana. A ação tem como finalidade garantir a segurança dos comerciantes e consumidores durante as festas de fim de ano e acontece até o dia 1º de janeiro de 2018.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

O lançamento da operação contou com a apresentação das condições de planejamento e execução das atividades de reforço policial na cidade. A operação Comércio Mais seguro tem o apoio de outros órgãos de segurança e das Companhias Especializas, Rondesp/Leste, Esquadrão Asa Branca, Montada, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, além das câmeras de monitoramento e Base Móvel.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade


O coronel Luziel Andrade, comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), explicou que a operação vai incrementar em 30% o efetivo de policiais que vão trabalhar no centro comercial da cidade. Eles receberão horas extras e a polícia vai contar com a atuação de quatro motocicletas fazendo as rondas no período das festas.

Bairros

“Teremos o policiamento montado, Pelotão Asa Branca, Rondesp e uma preocupação reforçada com relação ao comércio e o policiamento que trabalha com o setor de informação. Nos outros bairros o policiamento funcionará normalmente e não sofrerá nenhuma modificação”, afirmou.

Fotos: Aldo Matos/Acorda Cidade

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

Luziel Andrade chamou a atenção da população para que também tenha mais cuidado ao transitar pela cidade neste período festivo. Tenha cuidado ao transportar pertences como bolsas, celulares, dinheiro e objetos de valor.

O Major Lucio José, comandante da 64º CIPM relatou que este é o terceiro ano da Operação Comércio Mais Seguro e cada vez mais a comunidade está integrada com as forças de segurança. Ele observou que esta integração faz com que a comunidade acione a polícia a qualquer momento e a qualquer hora.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Temos essa integração desde 2015 e em 2016 houve uma redução significativa. A comunidade recebe de forma calorosa as forças de segurança e assim prestamos um serviço melhor. Nesse período a população no comércio triplica e a gente conseguiu ter nos últimos três anos o resultado de comércio mais seguro no interior da Bahia”, declarou.

O coordenador regional de Polícia Civil, Roberto Leal, também apresentou quais serão as estratégias de trabalho da Polícia Civil no apoio a Operação Comércio Seguro. Ele informou que o aparato está todo pronto, principalmente para coibir furtos e roubos.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

"Algumas diligências já foram feitas pela Delegacia de Furtos e Roubos (DRFR) e já foram identificadas e presas algumas pessoas que costumeiramente faziam furtos no comércio. Vamos coibir furtos e roubos de veículos nessa região e teremos o trabalho da operação Visão Noturna”, completou.

O Prefeito José Ronaldo de Carvalho participou do lançamento da Operação Comércio Seguro e desejou tranquilidade e paz para todas as pessoas durante o mês de dezembro. De acordo com ele, a prefeitura vai colocar à disposição da polícia todas as imagens do sistema de videomonitoramento da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev).

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Que todos possam fazer as suas compras com tranquilidade. Segurança é uma coisa que é buscada por todos e a sociedade exige muito que melhore. Então quando existem ações desse tipo, podem contar sempre conosco”, finalizou.

Com informações dos repórteres Aldo Matos e Paulo José do Acorda Cidade.