Acorda Cidade
Terminou no domingo (5), o 8º Encontro Nacional de motociclistas. O evento aconteceu no Parque de Exposições João Martins, em Feira de Santana, e reuniu pessoas de 14 estados do Norte e Nordeste do Brasil e também do Chile e Argentina. Confira aqui como foi o evento.
Homicídios no fim de semana
Entre sábado e domingo (4 e 5), a polícia de Feira de Santana registrou seis assassinatos. Com estas mortes subiu para oito o número de homicídios ocorridos no mês de novembro e 293 no ano. (Saiba mais)
Resgate em cisterna
O servente de pedreiro Manoel Luiz Evangelista de Souza, de 48 anos, que mora na Rua Palmeira, bairro Parque Ipê em Feira de Santana foi resgatado, no último sábado (4), por uma equipe do Corpo de Bombeiros após cair em uma cisterna com seis metros de profundidade no quintal de casa. Dois cães que estavam próximos a ele também caíram no reservatório que estava vazio. (Saiba mais)
Tema da redação
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano é Desafios para Formação Educacional de Surdos no Brasil. O assunto foi um dos mais comentados nas mídias sociais no domingo, primeiro dia de aplicação de provas. Para muitos o tema foi inesperado. (Leia mais)
Abstenção no Enem 2017 é o maior desde 2009
Dos 6,73 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, 30,2% não compareceram ao primeiro dia de provas. Esse é o maior índice de abstenção desde 2009, quando foram registradas 37,7% de ausência. (Saiba mais)
Tiroteio em igreja no Texas
A Polícia do Texas identificou o autor dos disparos na 1ª Igreja Batista de Sutherland Springs, a 45 quilômetros de San Antonio, no Texas – é Devin Patrick Kelley, 26 anos, um jovem branco que já fez parte da Força Aérea Americana. Foi o terceiro tiroteio em uma igreja em três anos. Kelley morreu durante uma perseguição policial, após ter entrado na igreja na manhã desse domingo (5) e disparado contra as pessoas que estavam reunidas para uma celebração dominical. Ao menos 26 pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas. (Saiba mais)
Medidas provisórias
A pauta do plenário da Câmara dos Deputados desta semana tem sete medidas provisórias (MPs) na fila de votação. O número elevado de MPs levou a presidência da Câmara a convocar sessão deliberativa para esta segunda-feira (6) para adiantar as discussões. O prazo de cinco MPs expira no fim de novembro. Entre as medidas que trancam a pauta está a que trata da participação da União em fundo de apoio à estruturação e desenvolvimento de projetos de concessões e parcerias público-privadas. Outra medida que pode ser votada com urgência é a que altera o Código de Mineração e estabelece um regime especial para exploração e aproveitamento das substâncias minerais.
Na área de infraestrutura também constam a medida provisória que cria a Agência Nacional de Mineração e extingue o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e a que institui o regime tributário especial para as atividades de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural. Ainda na sessão desta segunda-feira está prevista a discussão da proposta de emenda à Constituição que altera prazos e a forma de apreciação das medidas provisórias pelo Congresso Nacional. (Saiba mais)