Williany Brito
Com 556.756 habitantes, o município de Feira de Santana segue como a cidade do interior baiano com maior número de moradores. É o que revelou o Censo Demográfico 2010, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatístico), divulgado nesta segunda-feira (30).
De acordo com o coordenador do Censo em Feira de Santana, Roberto Lima, o número de habitantes no município está dentro das expectativas do órgão. “Se juntarmos a população de Camaçari (242.984) e de Vitória da Conquista (306.374), Feira de Santana ainda sai na frente com relação ao número de habitantes. A média de moradores por domicílios, também, está dentro da média que planejávamos: 3,42 moradores por cada casa”, salientou o coordenador.
Mais mulheres que homens: Já o número de mulheres em Feira está acima do de homens: são aproximadamente 28 mil a mais. Nos dados finais, foi descoberto que 47% da população é de homens e 52% são de mulheres.
Zona rural e urbana: Um ponto negativo detectado pelo Censo, segundo o coordenador Roberto Lima, é com relação a situação final entre a zona urbana e rural. Feira de Santana tem uma taxa de urbanização de 91,73%, o que significa que 510 mil pessoas da população moram na zona urbana da cidade e apenas 46 mil na zona rural.
“Isso para efeito de planejamento é um dado preocupante, porque uma grande quantidade da população, que mora na zona urbana, vai demandar cada vez mais dos serviços público municipal”, afirma Roberto.
Dado curioso: Um dado curioso revelado pelo IBGE é que a Bahia é o estado brasileiro com maior número de pessoas centenárias. São 3.525 moradores com 100 anos. São Paulo vem em segundo lugar, com 3.146 habitantes centenários. (As informações são do repórter Ed Santos, do programa Acorda Cidade).