Williany Brito
O processo seletivo para o Conselho Tutelar I e Conselho Tutelar II acontece neste domingo (21). No total, 151 pessoas irão concorrer a uma das 10 vagas. A prova será realizada às 13 horas, no Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, no Colégio Estadual e no Instituto de Educação Gastão Guimarães. Mas os portões serão abertos a partir do meio dia.
Segundo o secretário de Planejamento, Carlos Brito, não se faz necessário levar o cartão de identificação. “O candidato pode levar a identidade. Nada de levar celular (nenhum equipamento eletrônico no geral), usar boné”, diz o secretário.
Carlos Brito salienta que para a realização da prova escrita, o candidato deve conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Sistema Nacional de Atendimento Sócio Educativo (Sinase) e o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária.
O processo seletivo consta de três momentos, divididos entre o teste de aptidão, a avaliação escrita e a eleição direta sob a coordenação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a fiscalização do Ministério Público. Estão habilitados como eleitores os cidadãos com idade igual ou superior a 16 anos, regulamente inscritos na Justiça Eleitoral de Feira de Santana.
A prova constará de trinta questões objetivas, contendo cada uma cinco alternativas, em que somente uma das proposições é verdadeira. Também será incluída uma redação, com dois temas para escolha do candidato.
Os novos conselheiros vão permanecer no cargo por três anos, com a possibilidade de se reeleger apenas uma vez. A remuneração é de R$ 750,00 e a eleição será realizada no dia 12 de dezembro. (Com informações do repórter Paulo José, do programa Acorda Cidade).