Dia da Consciência Negra

Comércio de Feira abre normalmente neste sábado, avisa Sindicato do Comércio

Na quinta-feira (18), dezenas de comerciários de Feira de Santana procuraram o Sindicato do Comércio para saber sobre a possibilidade de ser feriado do Dia da Consciência Negra. A única cidade na Bahia que foi decretado feriado foi Itaparica, segundo o Sindicato.

Comércio de Feira abre normalmente neste sábado, avisa Sindicato do Comércio Comércio de Feira abre normalmente neste sábado, avisa Sindicato do Comércio Comércio de Feira abre normalmente neste sábado, avisa Sindicato do Comércio Comércio de Feira abre normalmente neste sábado, avisa Sindicato do Comércio

Williany Brito

Em todo o Brasil se comemora a Semana da Consciência Negra, que culmina com a celebração do Dia de Zumbi dos Palmares no dia 20 de novembro. Em diversas cidades do País será feriado. Com isso, comerciários de Feira de Santana ficaram com dúvida se o comércio abriria ou não neste sábado. O Sindicato Patronal do Comércio confirmou que a cidade não vai adotar a mesma medida.

Na quinta-feira (18), dezenas de comerciários procuraram o Sindicato do Comércio para saber sobre a possibilidade de ser  feriado no Dia da Consciência Negra. A única cidade na Bahia que decretou feriado foi  Itaparica, segundo o Sindicato.

A escolha da data

A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi – líder do Quilombo dos Palmares- foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares.

Comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva na memória dessa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.

Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera contribuir para o resgate das contribuição dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país. (Com informações do repórter Paulo Josér, do Programa Acorda Cidade).