Acorda Cidade
Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, não há dúvidas de que a obtenção de uma excelente formação em nível superior é um dos requisitos básicos para quem deseja alcançar uma estabilidade profissional com os melhores cargos e salários.
Por isso, investir em universidades que possuam uma boa reputação e avaliação é fundamental para a obtenção de uma certificação de qualidade e, consequentemente, para atingir um alto nível de conhecimento e ingressar no mercado de trabalho. Deve-se levar em conta, portanto, os índices de qualidade divulgados e, também, o reconhecimento da instituição, segundo os critérios do Ministério da Educação (Mec).
Os altos custos para ingressar e se manter em uma boa universidade, no entanto, é o grande problema para quem não possui boas condições financeiras para esse tipo de investimento. Assim, as bolsas de estudos têm sido as melhores alternativas entre aqueles que desejam garantir a tão desejada vaga em universidades de alto nível.
Inclusão educacional em universidades privadas
A bolsa de estudo é, basicamente, uma ajuda financeira concedida para estudantes de diferentes modalidades de ensino que vai desde a Educação Básica – que compreende a Educação Infantil e o Ensino Médio – até os cursos de Nível Superior. E a boa notícia é que, atualmente, existem diferentes oportunidades para aqueles que desejam adquirir descontos no valor das mensalidades.
Empresas de iniciativa privada, ou seja, sem apoio governamental, têm sido grandes aliadas daqueles que não possuem recursos financeiros para acessar uma universidade particular. Basicamente, essas organizações entram em contato com faculdades para negociar descontos e firmar parcerias.
O projeto Educa Mais Brasil, por exemplo, é um dos maiores desse segmento. A associação, que está há mais de 14 anos no mercado, realiza uma ponte entre o aluno e a instituição de ensino com o objetivo de garantir até 70% de abatimento no valor da mensalidade. Tal benefício é assegurado ao aluno até a conclusão do curso.
Atualmente, a empresa conta com mais de 18 mil parcerias com instituições de ensino em todo o Brasil. Entre elas, há excelentes oportunidades, como as bolsas de estudos na Unip, por exemplo, que é considerada uma das melhores universidades privadas do país ao lado de outros grandes nomes, como Mackenzie e PUC, segundo dados divulgados pelo RUF (Ranking Universitário da Folha de São Paulo).
Como conseguir uma bolsa de Ensino Superior por meio do projeto de inclusão educacional
Para concorrer às bolsas, os interessados precisam atender alguns requisitos básicos, como ser maior de 18 anos e possuir o Ensino Médio completo, além de não ter nenhum vínculo com a universidade em que pretende ingressar, ou seja, ele não pode já ter iniciado os estudos, já que o programa visa auxiliar exclusivamente as pessoas que não tiveram condições de ingressar no curso desejado. Além disso, o estudante precisa passar pelos critérios de seleção da universidade, realizando o vestibular proposto pela própria instituição.