Cultura

Apresentação do diagnóstico cultural de Feira de Santana acontece nesta terça (27)

O diagnóstico buscou identificar o perfil da cultura local, seus agentes e manifestações, bem como as principais potencialidades e vulnerabilidades da cultura no município.

Apresentação do diagnóstico cultural de Feira de Santana acontece nesta terça (27) Apresentação do diagnóstico cultural de Feira de Santana acontece nesta terça (27) Apresentação do diagnóstico cultural de Feira de Santana acontece nesta terça (27) Apresentação do diagnóstico cultural de Feira de Santana acontece nesta terça (27)

Acorda Cidade

Nesta terça-feira (27), será realizada às 19h, no Teatro Margarida Ribeiro na Rua José Pereira Mascarenhas, 409, bairro Capuchinhos, a apresentação dos resultados do Diagnóstico Cultural de Feira de Santana, realizado em 2016 pelo Galpão Cine Horto, em parceria com a Habitus Pesquisa.

O diagnóstico buscou identificar o perfil da cultura local, seus agentes e manifestações, bem como as principais potencialidades e vulnerabilidades da cultura no município. Para isso, foram realizadas entrevistas, questionários e grupos focais com artistas, técnicos, lideranças locais e gestores culturais, envolvendo um total de 55 participantes.
 
Sobre o programa:

O Programa de Capacitação de Produtores e Gestores Culturais para Feira de Santana é um curso voltado a empreendedores, gestores e produtores da área cultural e tem inscrições gratuitas de 13 de junho a 05 de julho no site www.galpaocinehorto.com.br

Com o objetivo de profissionalizar o mercado cultural, o Programa de Capacitação de Produtores e Gestores Culturais levará curso de formação para a cidade de Feira de Santana (BA). A proposta se destina à formação de 50 empreendedores culturais e busca contribuir para a dinamização da cena cultural local e estimular o desenvolvimento de redes, arranjos produtivos e ações colaborativas. Interessados podem inscrever-se gratuitamente de 13/06 a 05/07 em www.galpaocinehorto.com.br. O projeto é uma realização do Galpão Cine Horto, de Belo Horizonte, com patrocínio da Belgo Bekaert Arames e da ArcelorMittal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana e Sesi.

O curso de Produção e Gestão Cultural acontece entre julho e novembro de 2017, com quatro módulos presenciais e quatro à distância (EAD). Serão abordados temas como planejamento e mobilização, mapeamento, políticas culturais, comunicação e desafios do setor. Além das aulas, os alunos contarão com tutoria dos professores no processo de elaboração de projetos práticos que serão apresentados ao público ao final do curso.

O Programa é um desdobramento do Diagnóstico Cultural realizado em 2016 pelo Galpão Cine Horto, em parceria com a Habitus Consultoria e Pesquisa, nos município de Cariacica e Feira de Santana. Em ambas as pesquisas ficou evidente a necessidade da capacitação de produtores e gestores e também da criação de oportunidades de encontro dos diversos agentes culturais para reflexão sobre o cenário local e para proposição de novos caminhos para o setor.